O projeto do Trem Expresso Metropolitano (TEM), com investimento previsto de R$ 16 bilhões e financiamento em regime de Paraceria Público Privada (PPP), será anunciado até o final deste mês, de acordo com informação divulgada pelo vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos.

O sistema de transporte de passageiros terá quatro vagões por composição, com capacidade para transportar de 320 a 400 passageiros e deverá integrar as seguintes regiões metropolitanas: São Paulo-Jundiaí-Campinas, São Paulo-São Roque-Sorocaba, São Paulo-ABC-Santos e São Paulo-São José dos Campos, com estudo para chegar a Taubaté e Pindamonhangaba.

No começo desta semana, Afif reuniu-se com uma comitiva de diretores e gerentes da Hyundai. A pauta foi a possibilidade da implantação de uma fábrica no estado e a participação da Hyundai Rotem no mercado ferroviário paulista. A empresa, do Grupo Hyundai Motor, responde pela fabricação de material ferroviário circulante e já fornece para diversos países como Índia, França, Rússia, entre outros.

Fonte: Padrão