A Bueno Netto Construções está erguendo uma das maiores obras da BSP Empreendimentos Imobiliários, braço incorporador do grupo Bradesco criado há pouco mais de um ano, com 80 mil m² de área construída, localizada ao lado do núcleo administrativo do banco em Alphaville, Barueri, na Grande São Paulo.

Para sustentar a torre de 17 pavimentos e mais 6 no subsolo, correspondendo à garagem, foram feitas 44 sapatas que juntas possuem 440 m², sendo que dois blocos delas são de grandes dimensões: uma de 1.600 m³ de concreto e outra de 1.100 m³.

“A opção de fazer sapatas sobre a rocha escavada foi a melhor pelo tipo de solo. Previa-se pelo projeto realizar a fundação em estaca-raiz, mas mudou-se quando vimos a rocha aflorada”, conta João Antonio Mattei, diretor-geral da Bueno Netto Construções. Os serviços de concretagem dos dois principais blocos de sapata, com concreto fornecido pela Polimix, foram feitos em apenas um fim de semana, no início de março.

Terminado o serviço de fundação, a construtora tem pouco menos de 20 meses para erguer o prédio e realizar as instalações elétricas e hidráulicas. Mais de 500 operários entram agora em cena para atender ao cronograma.
A edificação terá uso comercial e pretende obter a certificação de sustentatibidade Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) na categoria Platinum. Para isso, a fachada aproveitará a ventilação para diminuir consumo de ar-condicionado; haverá sistema de tratamento de águas cinza para uso na irrigação; e o ar-condicionado será difundido pelo piso – para que se propague de baixo para cima, obtendo mais eficiência no sistema, é preciso que a espessura do piso de um pavimento para o outro tenha 50 cm.

A Bueno Netto Construções está atualmente com 40 obras em andamento. De acordo com Mattei, a construtora investe forte na aceleração dos processos. “A redução de prazo de cronograma de obra depende de gestão eficiente. Buscar inteligência no processo é fundamental”, afirma o executivo.

A atuação do Bradesco no mercado imobiliário é vista como uma das alternativas de negócio rentável encontrada pelo banco com as quedas da taxa de juros e do spread bancário.

Duas grandes sapatas foram feitas nas fundações da torre

(Augusto Diniz)

Fonte: Revista O Empreiteiro