ONordeste é a segunda região do Brasil que mais recebe novos shopping centers no País – perde apenas para a região Sudeste. Um dos maiores deles será inaugurado em outubro de 2014 e tem o nome de Riomar Shopping Fortaleza, no Ceará – o centro de compras será o principal da capital cearense.

Com as obras iniciadas em agosto de 2012, o empreendimento pertence ao grupo pernambucano JCPM (proprietário de outros shoppings, como Granja Vianna e Villa-Lobos, ambos em São Paulo) e o investimento é de R$ 600 milhões. Com área total de 114 mil m², a área construída é de 303 mil m² e a área bruta locável (ABL) será de 93 mil m².

A estrutura da edificação será toda erguida no sistema pré-moldado

A construção é da cearense Otoch Empreendimentos e da pernambucana Moura Dubeaux Engenharia. O projeto arquitetônico é da AFA e o cálculo estrutural da Engedata.

As fundações já foram concluídas. A estrutura do prédio, em pré-moldado executado pela empresa T&A, já caminhou mais de 20%. Cerca de 3 mil pessoas estão envolvidas na obra.

Quando estiver funcionando, o centro de compras deverá empregar 8 mil pessoas. Serão 385 lojas.

No local, prevê-se ainda a construção de seis torres residenciais, duas comerciais e um hotel (bandeira Beach Class) – o valor geral de vendas (VGV) desses empreendimentos imobiliários pode alcançar R$ 900 milhões e as obras também já começaram e devem durar dois anos. O complexo será ancorado pelo shopping, que fica localizado em bairro nobre de Fortaleza, próximo à Lagoa do Papicu.

Algumas intervenções urbanas também serão realizadas no entorno como contrapartida da instalação do complexo. Pelo menos três sistemas binários, um prolongamento de rua, dois alargamentos de vias e melhorias na iluminação deverão acontecer nas imediações.

Perspectiva de como ficará o complexo depois de pronto

Fonte: Revista O Empreiteiro