A Petrobras comunicou na última segunda-feira (13) a conclusão do deck mating da P-61 na Baía da Ilha Grande (RJ), primeira plataforma do tipo TLWP (Tension Leg Wellhead Plataform) construída no Brasil. O deck mating é uma operação para unir o casco ao convés da unidade. A construção da P-61 entra agora na reta final. Após a fase de integração, será instalada no campo de Papa-Terra, na Bacia de Campos.
O casco foi construído no estaleiro BrasFELS, em Angra dos Reis (RJ), e a P-61 será a primeira plataforma TLWP da Petrobras. Esse tipo de unidade de produção assemelha-se a uma semi-submersível, mas usa tendões verticais para a sua ancoragem, em vez das linhas de ancoragem padrão.
A operação de Deck Mating teve início no dia 2 de maio, quando o casco saiu do estaleiro e foi rebocado e ancorado na baía de Ilha Grande, onde foram realizados vários testes de submersão.
A P-61 será instalada no campo de Papa-Terra, no pós-sal da Bacia de Campos, e vai operar em conjunto com a P-63, que está sendo construída em Rio Grande (RS). A capacidade de produção do campo de Papa-Terra é de 140 mil barris diários e tem a participação de 62,5% da Petrobras como operadora e 37,5% em parceria com a Chevron.
Fonte: Divulgação/ Agência Petrobras
Postagens Relacionadas
Postagens recentes
-
Etanol de milho: empresas ampliam e diversificam produçãonov 18, 2024 | Blog
-
Petrobras estuda revitalizar plataformas no Paísnov 14, 2024 | Destaques
-
Drenagem capta chuvas no Entreposto de Marabánov 11, 2024 | Blog
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!