Para acompanhar o crescimento no setor de construção civil, as empresas do segmento foram impulsionadas a desenvolver produtos que atendessem as necessidades dos consumidores e profissionais das obras, investindo em novas tecnologias e materiais.

O Brasil se destacou neste sentido, tornando-se referencial para os vizinhos da América do Sul, que passaram a importar os produtos aqui produzidos. Um dos mercados que se abriram para a construção civil foi o Paraguai, que oferece baixa carga tributária, com um custo de produção 45% mais baixo do que o brasileiro.

A Cimentolit, fabricante de argamassas e rejuntes, é uma das empresas que se preparou para as exportações produtivas. “Após um detalhado estudo de viabilidade, decidimos iniciar nosso processo de expansão internacional pelo Paraguai devido a todas as vantagens que a economia local oferece”, explica o diretor geral, Milton Badan.

Após levar seus produtos para as regiões de Ciudad Del Este, Asunción e Encarnación, esse ano a empresa pretende atender também o mercado da região de Villarrica. A previsão é de que nos próximos cinco anos a Cimentolit passe a atender também o mercado Argentino.