Pesquisa inédita da revista O Empreiteiro mostra os ministérios que fizeram os maiores desembolsos e entidades contratantes que realizaram os pagamentos; já no âmbito estadual realizaram-se no mesmo ano 16.369 licitações de obras e serviços acima de R$ 1,5 milhão

Os números apurados nos portais do governo federal e também do serviço da empresa RCC Licitações apresentam um panorama das despesas com obras e serviços relacionados no ano de 2012.

O setor da construção vinha apresentando taxas anuais elevadas de crescimento, mas, em 2012, esse índice caiu para 1,4%, de acordo com o IBGE. Já a indústria de máquinas e equipamentos teve um ano histórico em 2011. Em 2012, esse resultado ficou praticamente igual ao ano anterior.

Pelo levantamento da revista O Empreiteiro, se o governo federal não colocou em execução um volume fantástico de obras novas no ano passado, ao menos movimentou uma quantidade nada desprezível de recursos.

Em outra vertente, no âmbito estadual, realizaram-se 16.369 licitações de obras e serviços no valor superior a R$ 1,5 milhão. A revista apurou apenas o número de licitações realizado em cada estado e respectivas contratantes, ficando o detalhamento das principais concorrências para as próximas edições da revista.

De qualquer forma, os números evidenciam uma atividade expressiva distribuída por vários estados, incluindo as novas fronteiras econômicas, envolvendo ainda um número significativo de prefeituras.

Fonte: Revista O Empreiteiro