Foi iniciada na última segunda-feira (1º) a descida da roda de corte do shield, conhecida como megatatuzão, que será utilizado para as escavações da Linha 5-Lilás do Metrô (Capão Redondo – Chácara Klabin), em São Paulo (SP). As obras de ampliação da linha 5-Lilás acrescentarão mais 11,5 km e 11 estações, entre Largo Treze e Chácara Klabin, ao trecho já existente de 8,5 km e seis estações, entre Capão Redondo e Largo Treze. O investimento total nas obras da Linha 5 são de R$ 7,5 bilhões.
O equipamento vai perfurar um túnel do Poço Bandeirantes, na região do Campo Belo, até o Poço Dionísio da Costa, na região da Chácara Klabin, passando pelas estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. O túnel ainda possibilitará a interligação com a linha 1-Azul, na Estação Santa Cruz, e com a Linha 2-Verde, na estação Chácara Klabin.
"Nós desceremos em agosto o segundo tatuzão e em setembro, o terceiro", afirmou o governador Geraldo Alckmin. "Serão três tatuzões operando simultaneamente para poder avançar a obra.", completa.
O megatatuzão, que foi utilizado na perfuração dos túneis da linha 4 – Amarela, foi reformulado por conta do aumento do diâmetro da linha. Hoje, o equipamento pesa 1,5 mil t, e seu novo diâmetro de escavação é de 10,58 m (eram 9,41 me na linha 4). Com este tatuzão é possível perfurar de 12 a 15 m por dia e escavar uma extensão de mais de 4,8 km de túnel, instalando 3.241 anéis de concreto para sustentação.
Fonte: Padrão
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!