A JCB, empresa que atua em vendas de retroescavadeiras e manipuladores telescópicos no Brasil e no mundo, comunicou que começam a ser vendidas no país neste semestre: a carregadeira compacta 190 e a escavadeira compacta 8055RTS.

As novas máquinas compõe o portfólio de máquinas compactas da companhia, que no Brasil, já conta com dois outros modelos, a carregadeira compacta SL155 e a escavadeira compacta 8026CTS. Segundo o fabricante, os lançamentos apresentam uma grande diversidade de aplicações. O tamanho reduzido permite que as máquinas desenvolvam agilidade nos processos de elevação e escavação em espaços reduzidos para manobras. Assim, elas podem atuar de forma segura em edificações, construções rodoviárias, saneamento básico, paisagismo e até na agricultura.

Fabricada nos Estados Unidos, a Carregadeira Compacta 190 é o segundo modelo vendido no Brasil. O primeiro, o 155, foi lançado em 2012 e se diferencia da nova compacta no sistema de elevação e na capacidade de carga operacional. Enquanto a 155 possui capacidade de carga operacional de 703 kg, a 190 tem 862 kg. Já o sistema de elevação da 155 é radial, enquanto na 190, vertical, o que assegura maior capacidade de carga e facilita trabalhos de elevação.

O diferencial mais significativo dessa máquina é o projeto JCB de braço único, chamado de PowerBoom, que permite acesso à cabine por meio de uma porta lateral, aumentando a segurança do operador. Além disso, a 190 apresenta um design da cabine que propicia visibilidade de 270° e 46% mais espaço interno, proporcionando maior conforto ao operador e, por consequência, maior produtividade.

Fonte: Redação OE