Pneus usados e resíduos industriais podem se transformar em energia para a produção de cimento e estão cada vez mais sendo reaproveitados para tais fins. De acordo com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), em 2012 cerca de 1,32 milhão de toneladas de resíduos – entre eles 226 mil toneladas de pneus – foram destruídas nos fornos de cimento.
Esses números representam um crescimento de 30% na atividade de coprocessamento em relação a 2011. Os materiais utilizados como combustíveis alternativos foram responsáveis por 9% da energia consumida nos fornos.
O coprocessamento consiste na destruição térmica de resíduos durante o processo de produção do cimento, com a substituição parcial de matéria-prima ou do combustível. Essa atividade é a solução considerada pela associação mais eficiente e econômica para a gestão de resíduos, sem representar risco à qualidade do cimento e ao meio ambiente. Além de pneus, os fornos eliminam resíduos de diversas indústrias, principalmente dos setores químico, petroquímico, metalúrgico, de alumínio, automobilístico e de papel e celulose.
Fonte: Redação OE
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!