A travessia Santos-Guarujá, no Litoral Sul paulista, já se realiza com a primeira das oito balsas da frota que estão sendo reformadas. Segundo a Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), responsável pela operação de travessia, o FB-21 oferece agora mais conforto e segurança e maior capacidade operacional ao sistema.
A embarcação teve seu casco transformado para o tipo catamarã (duplo casco), que torna a navegação mais estável e suave, mesmo em condições adversas. O sistema de propulsão também se modernizou. São dois motores de 250 HP de potência cada, com menor consumo de combustível, baixa emissão de gases e maior eficiência operacional.
Outra novidade se encontra na superestrutura (casa de comando e abrigo de passageiros), agora feita de fibra. Com isso, a parte sobre o convés ficou 60% mais leve.
Outras três balsass da travessia Santos-Guarujá (FB-05, FB-10 e FB-24) têm previsão de retorno à operação até o final da temporada de verão.
Na travessia Vicente de Carvalho (Guarujá)-Praça da República (Santos), entrou em operação nesta quinta-feira (16) uma nova lancha de passageiros, a LS-03 "Guará", com capacidade para até 370 passageiros por viagem. A embarcação mantém o padrão dos dois catamarãs entregues pelo governo paulista em 2013, com ar-condicionado, sistema interno de televisão, câmeras de segurança, acesso para cadeirantes e bicicletário.
As melhorias nas duas travessias fazem parte do Programa de Modernização das Travessias Litorâneas Paulistas, iniciado em 2011 pelo governo do estado e com previsão de investimento de R$ 250 milhões até o fim deste ano.
Fonte: Redação OE
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!