A Companhia Vale do Ribeira (CVR), em parceria com a chinesa Citic-HIC, vai investir R$ 518 milhões na construção de uma fábrica de cimento no município de Adrianópolis (PR). A previsão é de que as obras comecem no início do próximo ano, e a produção estimada da planta é de um milhão de t de cimento, em média, por ano.

A CVR já possui jazidas de calcário, estimadas em 1,4 bilhão de toneladas, e espaço para instalar o empreendimento. A empresa providencia as licenças ambientais e recursos para a operação.

A fábrica ocupará uma área construída de 25 mil m², de um terreno de 250 mil m². Quando em atividade, deverão ser gerados mais de mil empregos diretos e indiretos no município, localizado na região do Vale do Ribeira, divisa com São Paulo, com um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do País.

A CVR é controlada pelos empresários Henrique Bica Zaffari e sua irmã Manuela, que possuem 92,5% do capital da empresa, criada no final de 2011. Com 7,5% da CVR, a Citic-HIC irá fornecer os equipamentos para a fábrica e ficará responsável por levantar 70% dos recursos necessários para o empreendimento. Segundo Zaffari, a sócia chinesa detém 65% do mercado de equipamentos para construção na China e ainda opera com mineração e produção de cimento.

Fonte: Redação OE