A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) passa ser a operadora oficial do sistema de gestão do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). Decreto presidencial 8.207, publicado em 14/03, ratifica o novo papel da Codevasf, delimita a chamada região de integração, determina a composição do conselho gestor que vai gerir o PISF e aponta as diretrizes das atribuições do conselho.

O decreto estabelece que a região de integração, cujo sistema de gestão será operado pela Codevasf, compreende o conjunto de municípios abastecidos pelas estruturas hídricas interligadas aos eixos Norte e Leste do PISF e aos seus ramais, inseridos nas bacias e sub-bacias receptoras nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. O conselho gestor de caráter consultivo e deliberativo que vai gerir o PISF, além de um membro de cada um desses Estados, terá um representante da Casa Civil; dos ministérios da Fazenda; Minas e Energia; Planejamento, Orçamento e Gestão; Meio Ambiente; do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco; e dos comitês das bacias hidrográficas receptoras. O conselho será presidido pelo Ministério da Integração Nacional, ao qual fica vinculado.

Segundo o Codevasf, as obras do São Francisco contam hoje com 9.512 trabalhadores. Todas as frentes de serviço foram recontratadas e mobilizadas para atender aos prazos de conclusão, previstos para dezembro do ano que vem. O empreendimento vai garantir água para 12 milhões de pessoas em 390 municípios do Ceará, de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Fonte: Portal Brasil