O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 1 bilhão ao Estado do Ceará para a implantação da Linha Leste do metrô de Fortaleza, com extensão total de 12,4 km e 13 estações. O projeto faz parte dos investimentos propostos para o setor de mobilidade urbana no âmbito do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

 

O financiamento do BNDES vai apoiar investimentos necessários para implantação das obras civis do metrô, que corresponde a 12,4 km de sistema metroviário, sendo 11,1 km de trecho subterrâneo, 562 m de trecho de transição e 800 m de trecho em superfície. Também estão previstos, 13 estações (12 subterrâneas e uma em superfície), dez poços de ventilação e sete saídas de emergência.

 

A Linha Leste deverá complementar a rede de transporte urbano dos bairros de sua abrangência, integrando-se aos demais modais de transporte. O projeto contribuirá para melhoria da mobilidade urbana na área de abrangência do metrô e na cidade de Fortaleza como um todo, com redução no tempo de deslocamento, nos congestionamentos e na poluição ambiental.

Fonte: Portal Brasil