O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) é uma das entidades apoiadoras da 2ª edição do Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade (Cats), que será realizado entre 16 e 18 de outubro, em Cataguases, Minas Gerais. Com o tema “Planejamento urbano, crescimento desordenado e informalidade”, o evento terá palestras, mesas-redondas, sessões de comunicação, oficinas de capacitação, lançamento de livros e visitas guiadas. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 1º de setembro. O prazo para envio de trabalhos para apresentação encerrou-se no dia 25 último.

 

Com coordenação da diretora cultural do IAB, Cêça Guimaraens, e da arquiteta Elisabete Kropf, o congresso busca ressaltar a importância de se promover a interação entre o patrimônio cultural e arquitetônico e o turismo. Para Cêça Guimaraens, a realização do evento em Cataguases é adequada  por causa das características da cidade:

“Como cidade pequena, Cataguases tem um acervo arquitetônico modernista diferenciado. São obras de Niemeyer, de Portinari e até mesmo dos Irmãos Roberto. Quem for ao Cats terá a oportunidade de estar com grandes arquitetos da atualidade, além de ter contato com obras modernistas que marcaram época.”

 

As participações do arquiteto português Carlos Dias Coelho, que é professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa; do presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira; do premiado arquiteto Marcelo Ferraz; e do vice-presidente de relações institucionais do IAB-RJ, Ephim Shluger, são os destaques desta edição do Cats.

 

O congresso ainda homenageará o arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, e prestará um tributo ao centenário de nascimento de Lina Bo Bardi. Diógenes Rebouças e Milton Roberto, que foi presidente do IAB de 1949 a 1953, também serão homenageados. Milton Roberto é um dos autores do projeto do edifício A Nacional, em Cataguases.

 

Berço do Movimento Verde, que introduziu o pensamento modernista em diversas áreas, Cataguases abriga trabalhos de arquitetos e artistas modernistas como Oscar Niemeyer, Carlos Leão, Francisco Bolonha, Aldary Toledo, Marcelo Milton e Maurício Roberto, Gilberto Lemos e Luzimar Telles; além de paisagistas, a exemplo de Burle Marx e Carlos Percy, entre outros.

 

Para mais informações sobre a programação do Cats, acesse o site oficial do 2º Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade.

Fonte: Nildo Carlos Oliveira