A Estra Engenharia, que a partir do modelo BIM (Building Information Modeling) vem conduzindo o projeto executivo de ampliação de duas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos(CPTM)) em Barueri,  resolveu contratar a empresa ConsstruBIM, para lhe dar suporte naqueles serviços. A ConstruBIM é especializada em soluções para a gestão de projetos de engenharia do grupo Construtivo e fornece apoio consultivo para a implementação daquela tecnologia, incluindo treinamento, consultoria e modelagem dos processos.

“Trata-se de uma tecnologia nova, e os principais clientes têm exigido a aplicação do modelo em projetos e obras, tanto no setor público quanto no privado”, informa José Carlos Simão, diretor da Estra.

As vantagens do BIM, segundo ele, incluem a potencialização da produtividade dos profissionais, diminuição dos erros nos projetos, mitigação de perdas, geração de orçamentos mais precisos, prazos curtos e redução nos custos da construção. Além disso, o modelo permite a elaboração concomitante de projetos, abrangendo desenvolvimento de arquitetura, estrutura e instalações.

A ideia da metodologia”, diz José Carlos, “ é possibilitar  o desenvolvimento simultâneo nas várias especialidades e redução do número de interferências existentes durante a produção”. Ele informa que o sistema tem de se encarregar da identificação das divergências entre as especialidades a partir da modelagem 4D, na qual a realização de análises de interferências ocorre de maneira tridimensional e automatizada. “Estas”, informa ele, “são atividades que levam a uma substancial redução de risco.” 

Fonte: Redação OE