A Via Mangue, com 5.630 m de extensão no sentido centro-sul e 4.640 m na direção sul-centro, é uma das maiores obras de infraestrutura viária construída nos últimos tempos no Recife (PE). O projeto levou 13 anos para ser concluído – ele foi entregue pronto em janeiro deste ano.
O objetivo da iniciativa foi desafogar três importantes avenidas de grande tráfego, nos bairros de Boa Viagem e Pina, na zona sul da capital pernambucana: Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar e Boa Viagem (à beira da praia de mesmo nome).
Localizada às margens do Parque dos Manguezais, boa parte da via, que não possui semáforo, foi construída sobre área de mangue. São duas faixas de tráfego e acostamento no sentido centro-sul e três faixas de tráfego no sentido sul-centro, para possibilitar a entrada e saída segura de veículos através das cinco ruas que se comunicam com a via.
Acompanhando o trajeto da pista sul-centro, existem a ciclovia e o passeio, com larguras de 2,40 m e 3 m, respectivamente. A via só possui um ponto de retorno.
O projeto foi elaborado pela JBR Engenharia e a construção ficou a cargo da Queiroz Galvão.
Os destaques da obra, segundo a projetista, foi o reassentamento de aproximadamente 1 mil famílias de baixa renda em três conjuntos habitacionais localizados no entorno do empreendimento, e a diversificação das soluções adotadas, incluindo fundação em estacas metálicas e em concreto protendido, lajes de concreto (2.308 m – 69.880 m²), balanços sucessivos (220 m – 5.561 m²), estaiada (92 m – 3.335 m²) e convencional (4.097 m – 32.420 m²), totalizando 6.717 m de obras em concreto com área de 111.196 m².
A obra foi um empreendimento da prefeitura da cidade e o custo total de construção ficou em R$ 431 milhões.
Fonte: Revista O Empreiteiro
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!