A Tigre-ADS forneceu àconstrutora Marquise 1.626 m de tubo para adrenagem pluvial da Transnordestina, uma ferrovia com 1.753 km de extensão que vai interligar Eliseu Martins, no sertão do Piauí, aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco.
As instalações foram iniciadas em abril deste ano, no trecho que liga Missão Velha a Iguatu.Inicialmente, os bueiros da ferrovia foram executados com outra matéria-prima, mas ainda nos primeiros lotes foram substituídos pelostubos corrugados de polietileno de alta densidade (PEAD) fabricados pela Tigre-ADSdevido à alta produtividade da instalação.
“O PEAD tem a característica de ser mais resistente às cargas externas e possui um tempo de vida útil muito superior aos sistemas tradicionais de tubulação. Além disso,são rápidos e fáceis de instalar, gerando economia no tempo e no custo da obra”, explicaJosé Cattani, gerente geral da Tigre-ADS.
Para a obra de drenagem da ferrovia foram utilizados tubos de parede dupla da linha N-12 WT, corrugados na parte exterior – que garante a resistência mecânica do tubo – e lisos na parte interior – que proporciona melhor desempenho hidráulico. O material oferece praticidade na instalação e sistema de união ponta e bolsa que garante a estanqueidade do sistema
Fonte: Redação OE
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!