A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Fazenda Velha, localizada no Ribeirão Ariranha, no município de Jataí (GO), entrou em operação. O empreendimento tem como sócios Celg G&T e as empresas Concrecom, Luana Participações e Construtora Villela e Carvalho, esta última responsável também pela obra, assim como aGMW Engenharia e Hy Brazil Energia, empresa do Grupo Toctao.

A PCH Fazenda Velha vai gerar 16,5 MW. A usina tem três unidades geradoras e sistema de transmissão de interesse restrito. Sua potência é o suficiente para abastecer uma cidade do tamanho de Jataí, sem considerar o distrito industrial.

O projeto original previa uma usina de maior capacidade, pois teria uma queda bruta maior. Entretanto, isso resultaria em um trecho de vazão reduzida (TVR) de 3.500 m de extensão, além de causar uma supressão de mata nativa considerável. Após acordo entre a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Ministério Público de Goiás (GO). O novo projeto, que foi executado, tem um TVR de 650 m.

As obras tiveram início em outubro de 2014, entrando em operação a primeira turbina em abril de 2016, e a última e terceira turbina em junho último, antecipando o prazo de entrega da energia em 18 meses, já que a previsão inicial era janeiro de 2018. O orçamento do empreendimento foi de R$ 78 milhões e o custo final executado teve o mesmo valor.

Fonte: Redação OE