Na restauração da Villa Ferreira Lage, que integra o complexo do Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora (MG), a Concrejato, responsável pelo trabalho, conta com vídeo-inspeção em suas tubulações. A empresa, especializada em restauro do patrimônio histórico e arquitetônico, usou microcâmeras que passaram pela tubulação de ferro para detectar possíveis problemas.
O procedimento gera imagens em alta resolução de todo o percurso que a água faz nos condutores em ferro fundido e permite visualização completa dos trechos, com verificação de danos como, por exemplo, corrosão, rachaduras e obstruções.
A técnica garantiu menor intervenção possível no espaço, construído entre 1858 e 1861, que é tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro.
As intervenções vão restabelecer a ambiência arquitetônica, com a recuperação da estrutura interna de madeira e imunização da edificação da Villa.
buy ivermectin online www.epsa-online.org/wp-content/languages/new/prescription/ivermectin.html no prescription
Cerca de 25 profissionais da Concrejato estão envolvidos no projeto.
Thiago Thuler, arquiteto residente responsável pela execução do projeto, avalia que o uso das microcâmeras permitiu conhecer o real estado da tubulação, com mínima intervenção, sem precisar quebrar paredes.
buy xifaxan online www.parkviewortho.com/wp-content/languages/new/prescription/xifaxan.html no prescription
“Foi um trabalho necessário e respeitoso à integridade do patrimônio”. O laudo fica pronto ainda este mês.
Fonte: Redação OE
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!