As obras de restauração e recuperação estrutural da centenária Ponte Pênsil, em São Vicente (SP), executadas pela Concrejato Obras Especiais para o Departamento de Estradas de Rodagem – DER-SP, foram destaque na terceira edição do prêmio ACHE Engenharia, promovido pela Asociación Científico-Técnica del Hormigón Estructural (ACHE), em Madri, Espanha.
O projeto, de autoria do escritório ENGETI Consultoria e Engenharia associado à empresa espanhola FHECOR Ingenieros Consultores, foi premiado na categoria Recuperação Estrutural pelo júri formado por representantes da ACHE e instituições como a Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Politécnica de Madrid, Escola de Engenharia Civil da Universidade de La Coruña, Instituto de Ciências da Construção Eduardo Torroja, Faculdade de Engenharia Civil e Conselho Superior de Arquitetos.
Durante as obras foram substituídos os 16 cabos da ponte, sendo oito de cada lado em dois níveis diferentes.
buy diflucan online healingtohappy.com/wp-content/languages/new/over/diflucan.html no prescription
A manobra havia sido realizada anteriormente apenas quatro vezes em todo o mundo e foi pioneira no Brasil.
Maria Aparecida Soukef, Diretora Operacional da Concrejato e responsável pela execução da obra com o engenheiro Renato Encinas Lopes, lembra que um dos principais desafios da obra foi a execução de uma ponte auxiliar, paralela à existente e também pênsil, com cabos provisórios.
O trabalho exigiu que a Contemat Geotecnia executasse fundações em estaca do tipo raiz em uma área exígua.
“A Concrejato também executou blocos provisórios para suportar essa nova ponte já existente e a obra foi executada sem interrupção de tráfego da via”, acrescenta.
A cerimônia de premiação será realizada durante o encerramento do VII Congresso da ACHE, que acontece em La Coruña entre 20 e 22 de junho de 2017.
buy cipro online healingtohappy.com/wp-content/languages/new/over/cipro.html no prescription
Fonte: Redação OE
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!