Com 11 obras de arte especiais totalizando 2.577 m de extensão e um conjunto de quatro túneis com 12.854 m, a duplicação do trecho de serra da Rodovia Tamoios, no Litoral Norte de São Paulo (SP), teve seus desafios de engenharia e ambiental apresentados por Robinson Ávila, gerente de Engenharia da Concessionária Tamoios, durante o Fórum Infra 2021.

De acordo com o engenheiro, o método de escavação dos túneis é em NATM (New Austrian Tunnelling Method) empregando desmonte com explosivos. Equipamentos Jumbo DT11
da Sandvik fazem a perfuração dos planos de fogo. Segundo Robinson, com a utilização da solução TCAD nos jumbos, observa-se significativa melhora na precisão de perfuração, diminuindo assim a quantidade de sobre e sob escavação (under e overbreaks) e, consequentemente, redução dos desperdícios de materiais envolvidos na perfuração, limpeza e tratamento dos túneis.

Em parceria com a Sandvik, foram realizados treinamentos da equipe de operação, manutenção e controle, visando a otimizar todo o ciclo de atividades de desmonte.

Um cable crane foi instalado para transporte de cargas e pessoas em um trecho da obra, evitando a abertura de acessos em área de proteção ambiental da Serra do Mar e facilitando também os trabalhos em trechos íngremes da vale. A capacidade de carga do cable crane atinge 20 t e a distância entre as duas torres que sustentam os cabos mede 394 m. A altura das torres é de 42,1 m e 34,9 m.

A obra tem ainda a maior contenção rodoviária do país, cuja área de cortina atirantada se estende por 6 mil m².