Esta proposta serviu para integrar a estrutura à paisagem da região de Meiji Jingu Galen onde se encontra, e não é a única característica distinta do principal complexo esportivo, que sediará a abertura e encerramento dos jogos olímpicos que começam em julho próximo no Japão. Sua construção começou 14 meses após a data prevista porque o projeto original da conhecida arquiteta Zaha Hadid foi descartado pelo governo diante da pressão da opinião pública sobre seu custo considerado “exagerado”.
O projeto adotado é do arquiteto local Kengo Kuma, que se associou à construtora Taisei Corp. e a projetista Azusa Sekkei; as obras começaram em dezembro de 2016. O estádio comporta 60 mil espectadores e custou US$ 1,4 bilhão. Está no mesmo sítio do Estádio Nacional erguido em 1958 e que sediou a Olimpíada de 1964.
Além da fachada de plantas nativas, sua cobertura peculiar foi construída com madeira coletada nas 47 prefeituras do Japão. Incluindo a Vila Olímpica para hospedar os atletas, 10 complexos foram construídos nos quais a prioridade foi o reaproveitamento posterior pelas comunidades locais.
O conceito do plano diretor dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 envolvem duas zonas temáticas e operacionais circulares no centro da capital japonesa — a Zona de Herança, que contém diversas edificações ícones da Olimpíada 1964 e seu legado; e a Zona da Baía de Tóquio que servirá de modelo para desenvolvimento urbano inovador, com vistas ao futuro da capital.
Estas duas zonas circulares vizinhas formam o símbolo de infinito — e o local de interseção foi escolhido para se erguer a Vila Olímpica dos atletas. O símbolo representa também a paixão infinita dos atletas de elite de todo o mundo, o potencial ilimitado das novas gerações e o legado duradouro que os Jogos deixarão para Tóquio, o Japão e o mundo todo.
Na Olimpíada de 1964, o governo japonês inaugurou o trem bala no trecho Tóquio-Osaka em serviço regular. Uma imagem clássica da época são funcionários de luvas brancas que “empurram” — delicadamente, mas com firmeza – os passageiros para que ingressem com rapidez nos vagões.
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!