A Yara Brasil Fertilizantes está ampliando sua unidade no Rio Grande (RS), que passa a ter 191.541,96 mil m². Trata-se de um investimento total de cerca de R$ 2 bilhões.

O estágio físico da obra já passa de 80% e a inauguração está prevista ainda para esse ano. O complexo deve se transformar no maior da América Latina em fertilizantes.

A unidade será formada por uma planta de acidulação com capacidade de produção de 150 t/h, uma planta de granulação de 95 t/h, unidades industriais para mistura, armazenagem e expedição de fertilizantes NPK, com capacidade de estocagem de mais de 200 kt, sistema automatizado para ensaque e carregamento de caminhões.

Além das unidades industriais, o projeto contempla áreas de apoio, como pátio de caminhões, balanças rodoviárias, salas de compressores, subestações, entre outras.

O complexo antes das obras tinha 128.453,46 m². O novo e mais a ampliação representa acréscimo de 63.088,00 m² à unidade. Em 2019, as primeiras novidades entraram em operação por meio da unidade de mistura e ensaque automático para a expedição de big bags.

A empresa projetista e gerenciadora da expansão é a Worley