A Unidade de Tochas do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), agora denominado GasLub, foi projetada para destinar os gases residuais oriundos do processo de refino e processamento de gás natural
em situação normal de operação, bem como receber a descarga de processo de todas as unidades em situação de emergência, garantindo a operação segura e dentro dos parâmetros requeridos pela legislação ambiental.
Diversos equipamentos compõem o sistema de tochas do GasLub, como a subestação elétrica; Unidade de Tochas que contém, entre outros, vasos de pressão para separação de líquidos-gases; e o equipamento para queima de gases
denominado flare.
O flare é composto por uma torre metálica, tubulações, equipamentos e instrumentos, com 156 m de altura – o equivalente a um edifício de 50 andares – e pesando 424 t, sendo a maior do tipo da América Latina.
A montagem eletromecânica do flare apresentou substanciais desafios de engenharia que demandaram
expertise da MIP Engenharia, muito planejamento e inovação.
Com cerca de 45.000 horas de trabalho de um time multidisciplinar comprometido, o trabalho foi finalizado
sem acidentes com afastamento. Para a pré-montagem, o equipamento foi subdividido em módulos compostos por estruturas metálicas, tubulações, infraestrutura elétrica, que foram montados e testados ao nível do solo, dispostos em sequência ao redor da base.
No momento oportuno, foi mobilizado um guindaste de 750 t, que realizou os içamentos de forma otimizada e sem interrupções, permitindo que toda a montagem dos módulos fosse realizada em apenas 2 meses de atividades, entre junho e agosto de 2019.
Além disto, a MIP Engenharia montou um pipe rack metálico de 1.200 m de comprimento, sobre o qual seguem tubulações de aço carbono de diâmetros até 84” e um cable rack contendo cabos de alimentação elétrica, instrumentação e telecomunicações.
Em 2020, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, o comissionamento da Unidade de Tochas do Gas-Lub foi concluído com sucesso pela MIP, culminando com a realização do teste de acendimento dos pilotos em 26 de novembro de 2020.
Este evento marcou o primeiro teste com hidrocarbonetos do GasLub.
Autores: Celso Pimentel Fraga Filho, diretor comercial; Marcos Vieira Febronio, diretor de operações e Wilker Roberto Castro Silva, gerente de contratos, da MIP Engenharia.
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!