Projeto de contrapartida social da Vale, a Nova Escola Meridional em Conselheiro Lafaiete (MG), com mais de 7.000 m² de área construída, terá 21 espaços educacionais, biblioteca, arena multiuso e dois playgrounds, além de área administrativa e áreas de serviço, com capacidade para receber 910 alunos, desde o berçário até o nono ano do ensino fundamental.


Com o intuito de tornar o projeto visível e facilitar o seu entendimento pelos diversos stakeholders e profissionais envolvidos, adotou-se o Building Information Modeling (BIM) para o desenvolvimento da engenharia, associado a parâmetros de tempo, a fim de possibilitar a simulação virtual da obra e o posterior controle de execução física e
financeira, permitindo a extração de planilhas de orçamento assertivas diretamente do modelo de engenharia.

Implantar a metodologia BIM ainda desconstruiu paradigmas ao fomentar a cultura do gerenciamento colaborativo, promovendo maior integração entre projeto e construção e a aplicação de conceitos de lean construction, o que resulta em um fluxo de trabalho mais direto.


A viabilização da troca de informações entre os diversos softwares utilizados foi o estágio mais avançado do uso do BIM nesse projeto, caracterizando-se pelo gerenciamento e controle centralizado de um banco de dados disponível em nuvem e acessado através da plataforma Trimble Connect. Isso solucionou problemas de interoperabilidade, permitindo que os profissionais envolvidos trabalhassem com dados sempre atualizados, gerados nas diferentes etapas do projeto.

A estrutura projetada para a Nova Escola Meridional é composta por elementos metálicos com painéis termoacústicos (PTA) de vedação.


Modularizando a arquitetura, foi possível desenvolver um projeto com alto nível de precisão dimensional e automatização da distribuição dos componentes.


Parametrizando os elementos metálicos e de vedação no modelo de estruturas e arquitetura, é garantida a rastreabilidade das peças, possibilitando uma logística e montagem planejada por demanda a partir do
progresso da obra.


Com a parametrização dos elementos no modelo, é possível explorar técnicas de fast-track construction, com a execução simultânea de atividades on-site (infraestrutura e montagem) e off-site (fabricação de elementos metálicos
e painéis de vedação). Para os painéis PTA, há ainda uma drástica diminuição de recortes e perdas.


Foram ainda previstos e compatibilizados, no modelo arquitetônico e estrutural, nichos, furações e shafts específicos para a passagem de instalações. Nos elementos estruturais, as furações previstas no modelo virão de fábrica, aumentando a produtividade na execução dos componentes de infraestrutura predial.


Através dos esforços de pré-construção previstos na modelagem de engenharia consolidados com um planejamento AWP, Advanced Work Packaging, foi possível agregar valor substancial ao projeto da Nova Escola Meridional. As grandes mudanças nos fluxos de trabalho possibilitaram maior compartilhamento de informações entre as partes envolvidas.


Consequentemente, as tomadas de decisões tornaram-se mais eficientes, uma vez que o acompanhamento e a progressão dos projetistas foram desenvolvidos dentro de um formato de trabalho baseado na metodologia
ágil Scrum.

Autores: Carla Weber, engenheira máster, e Paula Coelho Seabra da Rocha, arquiteta, ambas da Reta Engenharia.