A BRK Ambiental começou, desde o início de julho, a operar na Região Metropolitana de Maceió. A concessionária está responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário em 13 cidades alagoanas pelos próximos 35 anos, prazo do contrato que representa uma das maiores mudanças na infraestrutura de serviços públicos em Alagoas.

Neste primeiro momento, a empresa começa a atuar em dez dos 13 municípios que compõem o bloco de concessão: Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Maceió, Messias, Murici, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Satuba e Santa Luzia do Norte. Atualmente, essas cidades contam com os serviços da Companhia de Abastecimento de Água (Casal), que passará a fornecer água tratada para a BRK. Já a operação nos três municípios restantes – Atalaia, Barra de Santo Antônio e Marechal Deodoro –, que dispõem de Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs), está em processo de estruturação e terá início no próximo mês de setembro.

De acordo com o diretor presidente da BRK Ambiental em Alagoas, Fernando Mangabeira, o contrato prevê metas arrojadas e um investimento na ordem de R$ 2,6 bilhões, sendo R$ 2 bilhões investidos já nos primeiros seis anos. “Nosso compromisso é universalizar a água em seis anos, garantir o acesso de 90% da população da região ao esgoto tratado em oito anos e reduzir as perdas de água, que atualmente chegam a 60%, para 25% em 20 anos. São metas grandiosas para as quais faremos um investimento significativo, tanto na recuperação, modernização e conservação da estrutura operacional já existente quanto na ampliação dos sistemas”, destacou o executivo.

A empresa, que atua em 125 municípios brasileiros, começa a operar com uma força de trabalho de 2 mil profissionais em Alagoas, sendo 500 funcionários diretos.