A UTE GNA I foi autorizada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) a operar comercialmente nesta quarta (15/9). A termelétrica fica no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), com capacidade de 1.338,30 MW.
A unidade, movida a Gás Natural Liquefeito (GNL), pertence à joint venture formada por BP, Siemens, Prumo Logística e Spic Brasil e é a segunda maior usina termelétrica em operação no país – a primeira é a Usina Termelétrica Porto de Sergipe I, 1.551 MW, que pertence a empresa Eletricidade do Brasil e a Golar Power.
A entrada em operação da GNA I ocorre em momento em que o governo brasileiro vem empenhando diversas medidas para garantir o fornecimento de energia do país.
A segunda usina do complexo do Porto do Açu, a GNA II, está prevista a começar a operar em 2024, com potência nominal de 1.627,6 MW. As obras ainda não começaram.
Ao todo, a Gás Natural Açu (GNA) tem licença para chegar a uma capacidade instalada no complexo portuário e industrial no Norte Fluminense de 6,4 GW, o que demandaria investimentos totais de US$ 5 bilhões.
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!