O Governo de Mato Grosso assina segunda-feira (20/09) contrato de adesão junto à Rumo Logística para a construção, implantação e exploração da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso.
A assinatura do contrato autoriza a Rumo a iniciar a construção de 730 km de linha férrea que vão interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e que vão se conectar à malha ferroviária nacional já existente da concessionária, em direção ao Porto de Santos (SP).
O projeto prevê investimento de R$ 11,2 bilhões para a implantação da ferrovia estadual. A previsão é de que o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá estará concluído e em funcionamento no ano de 2025; enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deverá começar em 2028.
Uma vez implantada, a Rumo Logística fica autorizada a explorar a ferrovia pelo prazo de 45 anos, sendo que a infraestrutura ferroviária poderá ser compartilhada pela empresa vencedora com outra empresa de transporte ferroviário que venha a prestar serviços no Estado.
Vai ser uma mudança econômica grandiosa para Mt mas também vai ser mas um
Desvio dinhero corrupção tipo VLT CUIABÁ tipo Odebrecht ,corona virus, enfim estado tem muito a ganhar mas se não ter muita fiscalização em cima, vai vira só em CPI Brasília.