Evento tem duração de três dias com programação ampla de palestras e cursos na área

Com o tema ‘Inovando em obras subterrâneas para um futuro melhor’, começa hoje e vai até sexta-feira o 5º Congresso Brasileiro de Túneis no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Diversos especialistas na área se reúnem para debater sobre novas tecnologias e tendências para projeto, construção, manutenção e operação de túneis.

O evento tem presença confirmada de palestrantes nacionais e internacionais, entre eles estão Tarcisio Barreto Celestino, Cassio Vital Chanquini, Andi A. Pfaffhuber, Pedro Teodoro França, Reuber Ferreira Cota, Heinrich Heinz, Alejo Sfriso, entre outros. Ao todo, o congresso aborda 12 temas importantes para o segmento: Investigações geológico geotécnicas para projeto de túneis, Túneis em meios urbanos, Obras subterrâneas para mineração, óleo & gás e outras energias, Escavações convencionais e mecanizadas, Túneis e galerias em rocha para situações complexas, Tratamento e condicionamento de maciços, Arqueologia e arquitetura em estruturas subterrâneas, Reforma e ampliação de estruturas subterrâneas, Segurança e operação de espaços subterrâneos, Construções não convencionais, Novas abordagens de projeto e Gestão de risco.

A 5ª edição do evento reforça a importância desses encontros entre os especialistas na área. Além das palestras e debates, o congresso também receberá trabalhos e artigos para avaliação de profissionais do ramo. “Oferecemos esta coletânea de artigos e outros conteúdos à comunidade técnica com o objetivo de despertar o interesse de quem está iniciando no ramo. Além disso, o encontro é uma oportunidade de networking”, explica Argimiro Alvarez Ferreira, presidente da comissão organizadora do 5º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas. 

Vale reforçar que o evento, assim como o Centro de Convenções Frei Caneca, segue todas as medidas de segurança, exigindo também a apresentação do comprovante de vacinação na entrada do evento.