Vencedora da licitação da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) em 2021, a Voith Hydro, do Grupo Voith, está processando a modernização tecnológica da Usina Paulo Afonso IV, no Complexo Hidrelétrico Paulo Afonso, na Bahia, aplicando a metodologia BIM. Em entrevista à Revista O Empreiteiro, o Diretor de Engenharia da Voith, Manuel Gonçalves, contou que esse processo de modernização ainda está na fase de projetos, mas que prevê que a Usina esteja completamente modernizada em cinco anos. O projeto foi feito através de escaneamento, levantamento da topografia entre outros dados replicados, criando uma espécie de gêmeo digital da central geradora existente desde 1967.
“Esse processo de modernização está sendo durante a operação da usina, que funciona em cavernas. Ou seja, a aplicação do BIM em usinas hidrelétricas possibilita gestão de ativos, gestão de custos, é uma solução revolucionadora nas usinas hidrelétricas”, frisou Manuel Gonçalves, que ainda ressaltou a importância da modernização para o avanço tecnológico e produtivo no país: “Para o Brasil continuar gerando energia, é preciso investir em modernização”, enfatizou.
O projeto está sendo feito através de escaneamento 3D a laser e fotogrametria para geração de nuvem de pontos, com cores reais, levantamento fotográfico detalhado, levantamento da topografia e todas as informações gerando uma documentação As-Is. Esse modelo foi feito por meio de levantamento georreferenciado das instalações da Usina de Paulo Afonso IV em sua totalidade, considerando todos os pisos da casa de força, tomada d’água, vertedouro, pátios energizados (equipamentos, estruturas e etc.) e edificações com seus elementos interiores e exteriores.
buy cipro online https://idhfa.org/fonts/open/new/cipro.html no prescription
Os modelos BIM aplicados no processo de modernização de Paulo Afonso serão o Modelo BIM inicial e o Modelo BIM “As Built”. Esses serão compostos pela modelagem de cada sistema.
Com a modernização e repotenciação, a usina contará com um aumento de 2,5GW de potência instalada. O projeto poderá aumentar a capacidade energética da usina oferecendo energia capaz de abastecer uma cidade de 170 mil pessoas. Paulo A-fonso IV é a quarta maior usina em potência instalada no Brasil e opera desde 1979. A modernização pela Voith vai desde a tomada d’água até a sucção, com revisão das comportas e seus sistemas de acionamento, vertedouro, substituição dos sistemas auxiliares mecânicos e elétricos, reforma completa e repo-tenciação das turbinas, com maior capacidade e mais rendimento, contan-do com a substituição dos rotores tipo Francis, além de digitalização dos sistemas de medição, proteção, controle, supervisão e regulação da usina, podendo gerar mais energia com a mesma quantidade de água captada.
SOBRE A USINA
Localizada a 450 km do recife – PE e 480km de Salvador – BA, a Usina de Paulo Afonso IV está instalada no Rio São Francisco, principal da região nordestina, com área de drenagem de 609.386 km2, bacia hidrográfica da ordem de 630.000 km2, com extensão de 3.200 km, desde sua nascente na Serra da Canastra em Minas Gerais, até sua foz em Piaçabuçu/AL e Brejo Grande/SE. O represamento de Paulo Afonso IV é constituído de barragens e diques de seção mista terra-enrocamento num comprimento total de 7.430m e altura máxima de 35,00 m.
As estruturas de concreto têm um comprimento total de 1.053,50m, compreendendo: vertedouro com oito comportas tipo crista/controlado, com capacidade de 10.000 m³/s, tomada d`água, casa de máquinas subterrânea com seis unidades geradoras, fornecidas a época pela Voith e pela Siemens, com capacidade total instalada de 2.
462.400 kW.
MODERNIZAÇÃO DE OUTRAS USINAS
As Usinas Paulo Afonso II e Paulo Afonso IV foram construídas, projetadas e são administradas pela Companhia Hidrelétrica do Rio São Francisco (Chesf). E desde a concepção contam com engenharia e equipamentos da Voith Hydro. Em 2020, somente a usina de Paulo Afonso IV forneceu 11’681,10 GWh, para o SIN.
online pharmacy https://www.3-dmed.com/wp-content/uploads/2022/09/jpg/priligy.html no prescription drugstore
A Voith Hydro possui implementação e moderniza-ção de outras usinas hidrelétricas no Brasil. Em 2017, concluiu a modernização de quatro unidades geradoras de 355 MW da Usina Salto Santiago, no Rio Iguaçu. Também modernizou as usinas Chavantes e Capivara, na divisa entre os estados de São Paulo e Paraná, no Rio Paranapanema, elevando as ca-pacidades instaladas em 5,7 MW e 15,6 MW,que resultaram em aumento da garantia física média em 3,21% e 4,73%, respectivamente.
online pharmacy https://www.3-dmed.com/wp-content/uploads/2022/09/jpg/xenical.html no prescription drugstore
A CTG Bra-sil, dona das usinas, também contratou a Voith Hydro para modernizar quatro unidades geradoras das usinas Ilha Solteira e Jupiáno Rio Paraná.
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!