Com mais de 250 plantas de purificação em todo o mundo nos últimos dois anos, a Matec, representada pela Matec Brasil, contou que, parte da empresa, foi comprada por um grupo de investimentos italiano, e, que, em breve terá novidades para o mercado da mineração e agregados. A notícia, juntamente com a apresentação de seu portfólio, foi contada durante a M&T Expo, realizada na última semana em São Paulo. Em entrevista à Revista O Empreiteiro, o gerente de vendas da Matec Brasil, Rafael Zica, destacou o sistema de filtragem de alta pressão como uma das soluções mais procuradas.
“Nós apresentamos o portfólio completo, desde bombeamento, lavagem de classificação de areia e agregados, mas nosso foco principal é o sistema de desaguamento e filtragem de alta pressão, que pela tecnologia ser diferente, permite que o equipamento funcione com uma pressão mais alta de trabalho, fazendo com que o material deságue de forma mais rápida e por isso mais eficiente. Uma solução que contribui ambientalmente, e já foi instalada em algumas minas”, explicou Zica.
Como exemplo de minas que a Matec já instalou esse sistema, Rafael citou a Vallourec,, que segundo ele, foi a primeira mina no Brasil em 2015 que passou usar a filtragem prensa como forma de desaguar rejeitos e não dispor em barragem. De acordo com ele, essa instalação foi feita inclusive antes dos acidentes em barragens que ocorreram.
A Matec já instalou filtros também na planta da mina da CSN Casa de Pedra, em Congonhas (MG). Lá, segundo o gerente da Matec, foram utilizados oito espessadores, com uma capacidade instalada de mais de mil toneladas por hora de rejeitos em base seca.
Segundo a empresa, a instalação do sistema de filtragem em minas contribui em várias medidas: minimiza os custos de descarte de lama; recuperação de 90% da água; redução de 80% do volume de lama entre outras vantagens.
Para o próximo ano, Rafael disse que a Matec está investindo em pesquisas de desenvolvimento em tecnologia, como o sistema de abertura das placas, buscando melhoria dos equipamentos.
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!