A A.Yoshii Engenharia acaba de concluir as obras civis da nova fábrica de pet food da PremieRpet®, empresa líder no segmento de alimentos de alta qualidade para cães e gatos, inaugurada na cidade de Porto Amazonas (PR). A construtora ficou responsável por todas as fases do projeto referentes à engenharia, suprimentos e construção das estruturas civis.

De acordo com o engenheiro da A.Yoshii responsável pela obra, Cleon Quadros, cerca de 180 colaboradores da construtora estiveram envolvidos no projeto, com duração de 19 meses. “A obra nos demandou uma equipe multidisciplinar, pois fomos responsáveis por todas as fases de construção (concepção, dimensionamento e compatibilização de projetos), pelos suprimentos (aquisição e controle de materiais) e pela construção (segurança do trabalho, qualidade e prazo). Ficamos muito felizes em participar de um projeto desse porte, especialmente porque iniciamos com uma parte do projeto apenas e ampliamos o escopo.”, afirma Cleon.

Para a planta em questão, a A.Yoshii aplicou métodos construtivos de ponta, que asseguram ao cliente aplicar tecnologia 4.0 nas linhas de produção. “Um dos aspectos mais relevantes na aplicação de novas tecnologias é o aumento da produtividade. Com a automação, a análise de informações e controle das operações geram melhores resultados para a empresa. Com isso, proporcionamos melhorias contínuas dos processos, otimização de custos e chances reduzidas de incidir em erros e retrabalhos”, explica Cleon. Essa evolução tecnológica na construção civil ainda facilita o gerenciamento de obras, visto que é possível organizar e analisar o alto volume de dados gerados, criar gráficos de controle, centralizar informações e acessá-las rapidamente sempre que necessário. 

A indústria fica às margens da rodovia BR 277, na Região dos Campos Gerais, e será responsável pela produção de alimentos para cães e gatos. Segundo o diretor industrial da PremieRpet®, Cássio Macedo de Toledo, a nova planta já gera 330 empregos diretos e 700 indiretos. Ao final do projeto de implantação, terá capacidade de produção de 660 mil toneladas por ano, tornando-se a maior unidade produtiva de pet food da América Latina. “Esse empreendimento ainda vai beneficiar direta e indiretamente Porto Amazonas e arredores, tanto na geração de empregos e renda como na área de logística”, complementa. 

O gerente de projeto da AGE Engenharia, Conrado Garcia, afirma que a escolha pelos serviços da construtora se deu pelo conhecimento técnico amplamente reconhecido pelo mercado. “Conhecemos a reputação da A.Yoshii, que preza por qualidade, pontualidade e relacionamento próximo com o cliente. O Cleon Quadros e todos os colaboradores trabalharam ao nosso lado durante todo o processo de planejamento e construção, e isso fez toda a diferença”, explica Conrado.