O Sistema FORTANKS, que é um Sistema de Reservatórios de grandes volumes em placas de concreto pré-fabricadas e Protendidas, foi trazido da Europa pela Fortes Engenharia Ltda para cobrir um lacuna tecnológica existente no mercado da construção civil brasileira e atender às crescentes demandas do mercado nacional atual com a velocidade e qualidade que somente um sistema industrializado poderia proporcionar, vindo ao encontro dos desafios vivenciados principalmente pelas empresas públicas e concessionárias de abastecimento de água e esgoto, além de indústrias em geral, no que se refere à Estações de Tratamento de Efluentes e Estações de Tratamento de Água. Entretanto, o sistema também pode ser aplicado para outros fins, tais como silos de armazenamento, silos para Biogás, tanques de combustível, etc. Com isso a Fortes criou a FORTANKS, uma empresa independente para fornecimento dessa tecnologia para o mercado em geral, inclusive para atender a outras construtoras.

O sistema FORTANKS apresenta uma solução perfeita no que diz respeito à performance do produto, pois traz consigo a marca da sustentabilidade, respeitando o cuidado com o meio ambiente. Por tratar-se de um sistema pré-fabricado, resolve um dos maiores problemas da indústria da construção civil que é a geração de resíduos. Outro impacto significativo e extremamente relevante a favor do Sistema FORTANKS, é a garantia de estanqueidade das paredes desses tanques, eliminando dessa forma vazamentos que podem ocorrer nas juntas de concretagem em obras similares moldadas in loco, sem a necessidade de uso de impermeabilizantes químicos, contribuindo sobremaneira com a garantia da não contaminação do meio ambiente.

Falando em termos de produtividade e custo, o Sistema FORTANKS apresenta-se como uma solução praticamente imbatível, já que seu conceito fabril utilizado na pré-moldagem das placas das paredes dos tanques, dá ao sistema um caráter industrial, o que garante além da redução drástica de mão de obra no site, um rígido sistema de garantia da qualidade pela adoção de parâmetros preestabelecidos adequados ao sistema construtivo industrializado. Como resultado, o Sistema fornece um eficiente controle de custos e apresenta uma relação preço/qualidade/prazo inigualável no mercado.