Liderada pela Procuradora Federal, Natália Resende, graduada em Direito, Engenharia Civil e Ciências Contábeis, a nova Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL) unificou as pastas do Governo do Estado de São Paulo e já estuda os modelos para privatização da Sabesp. A pasta criada pelo governador Tarcísio de Freitas, foi publicada com as seguintes diretrizes de trabalho: meio ambiente como elemento primeiro e integrador das demais políticas públicas; infraestrutura enquanto pilar e meio essencial ao desenvolvimento da sociedade; e a logística, imprescindível à movimentação de pessoas e cargas, garantindo a subsistência na interligação das cadeias.
“A nova estrutura observa a lógica e a racionalidade de cada tema, primando pelo respeito e foco às especialidades e, de forma sistêmica, pela harmonia nas interações que perpassam o meio ambiente, a infraestrutura e a logística”, explica a secretária.
Natália Resende foi apresentada oficialmente pelo governador no dia 13 de janeiro. Doutoranda pela Universidade de Brasília, Natália cursa Master of Laws na University of London, possui mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, pós-graduação em Direito Constitucional e em Direito Tributário, especialização em Regulação, tendo atuado em diversos projetos ligados aos temas afetos à Secretaria na sua experiência em órgãos como o Ministério da Infraestrutura, Programa de Parcerias de Investimentos, Procuradoria do IBAMA e Ministério da Integração.
Como secretário-executivo, assumiu o advogado do BNDES, Anderson Marcio, que possui ampla experiência em projetos de infraestrutura, nos setores de energia elétrica, óleo e gás e mineração, e também atuou na análise de financiamentos com recursos do Fundo da Amazônia, no Governo Federal.
A SEMIL tem as seguintes entidades sob sua responsabilidade:
CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo
Fundação Florestal – Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo
DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica
EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia
SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
DER – Departamento de Estradas de Rodagem
CIA. Docas de São Sebastião
Estudos para privatização da Sabesp
Durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, o governador Tarcísio de Freitas falou do grande interesse do programa de investimentos junto à iniciativa privada e que a privatização da Sabesp deverá acontecer até o fim de 2024 com processo semelhante ao ocorrido com a Eletrobras.
Em entrevista ao jornal Estadão, a nova secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), Natália Resende, disse que uma proposta estudada pela nova administração “ é manter menor participação na companhia em um desenho que daria ao governo a palavra final sobre investimentos prioritários da empresa”. Segundo ela, esse modelo permite que municípios que não possuem abastecimento de água e coleta de esgoto não sejam preteridos no futuro.
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!