Visando expandir sua atuação no agronegócio e se tornar um polo logístico no setor de energia, o Porto do Açu inaugurou a expansão de um terminal no município de São João da Barra (RJ). Segundo a companhia, a expansão do terminal permite exportar produtos como o lítio, usado em baterias, e o concentrado de cobre, aplicado na fabricação inúmeros produtos como cabos elétricos, etc. Os planos agora são de seguir com a implantação de uma unidade misturadora de fertilizantes para atender seus clientes, principalmente, do Estado de Minas Gerais. O projeto prevê ainda a possibilidade futura de construção de uma fábrica de fertilizantes nitrogenados, investimento que depende de um gasoduto, já que o gás natural é o principal insumo .
Com dois terminais, o Porto do Açu é hoje o segundo maior do país em termos de volume de carga movimentada, atrás do Porto de Santos (SP). As cargas que passam pelo porto no norte fluminense incluem o minério de ferro e a exportação do petróleo. Além disso, o Açu conta com um complexo industrial onde estão instaladas empresas que prestam serviços ao setor de petróleo e gás, junto às petroleiras que operam nas bacias de Campos e Santos.
A Porto do Açu, responsável pela operação dos terminais do porto, é uma empresa controlada pela Prumo Logística, em parceria com o Porto de Antuérpia, que tem 1% de participação. Ao todo, a companhia investiu R$ 600 milhões até o momento no terminal multicargas. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o CEO da companhia, José Firmo, disse que “há espaço para mais R$ 200 milhões em investimentos na área em cinco anos”.
Com a expansão no terminal, o Porto do Açu inclui dois novos armazéns cobertos que vão quadruplicar a capacidade do terminal para armazenar até 110 mil toneladas, além de dobrar área alfandegada para 360 mil metros quadrados. A inauguração inclui um desses novos galpões, com capacidade estática de 45 mil toneladas.
O terminal inaugurado vai atuar na exportação de concentrado de cobre proveniente de Goiás, e foi implantado em parceria com a Lundin Mining Brasil. A companhia também prevê, que ainda no primeiro semestre de 2023, será inaugurado o terceiro armazém, que terá capacidade estática de cerca de 40 mil toneladas. Os galpões estão ao lado do cais, o que acelera os trabalhos de carga e descarga.
Segundo o diretor de terminais e logística do Porto do Açu, João Braz, a companhia tem parcerias com os fornecedores de tecnologia para uma planta de nitrogenados e os estudos estão prontos. Antes de prosseguir com esse projeto, contudo, o Porto do Açu analisa a implantação de uma planta misturadora para os fertilizantes importados. Segundo Braz, o estudo de viabilidade já foi feito e a expectativa é contratar as obras ainda em 2023.
Ferrovia vai ligar Porto do Açu a Anchieta
O Ministério da Infraestrutura assinou acordo com o Porto de Açu, em janeiro de 2022, para construção de uma ferrovia que vai ligar o porto a Anchieta (ES). Segundo a companhia, o projeto da ferrovia está incluído no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!