Com inovação em seu DNA, empresa oferece ciclo de trocas para potencializar e escalar potencial de transformação do setor; evento é restrito a integrantes
promoção da cultura da inovação é uma premissa para empresas que buscam competir e liderar seus mercados. Em alguns segmentos, porém, colocar essas ideias em prática não é tão simples assim. No setor de engenharia e construção isso é ainda mais sensível. A distância dos centros mais conectados, o acesso à tecnologia ou mesmo a falta de conhecimento de metodologias inovadoras são algumas das barreiras para o desenvolvimento de novas formas de construir.
Na OEC – Engenharia e Construção, a inovação faz parte da cultura da empresa e é reforçada constantemente. Nos próximos dias 5, 6 e 7 de junho, os integrantes terão a oportunidade de participar da Semana OEC IN 2023, evento moldado para promover a cultura da inovação e a troca de experiências entre a geração de nativos digitais, formada por jovens que ingressaram há menos tempo, os experientes funcionários da companhia e especialistas do mercado convidados pela empresa. O evento é restrito a integrantes da OEC.
“Eventos dessa natureza são fundamentais para que, de um lado, as novas iniciativas circulem na empresa e, por outro, se estabeleça um canal para a captação de ideias e insights. Isto, sem dúvida alguma, é uma excelente estratégia de engajamento e motivação. Uma empresa tradicional por si só não atrai, nem mantém jovens. Além disso, uma OEC mais integrada e permeável às oportunidades oferecidas pelo ecossistema de Inovação Aberta gera ainda mais benefícios aos nossos clientes”, avalia Daniel Lepikson, responsável por Inovação na OEC.
A programação se baseia em três pilares: Conhecimento, Compartilhamento e Inovação. Ao longo dos três dias de evento, os participantes poderão conhecer detalhes do programa OEC IN, terão palestras sobre Inovação Aberta e ainda participarão de discussões e trocas sobre novas tecnologias e metodologias inovadoras do mercado.
“A inovação está no nosso dia a dia, desde a concepção de uma proposta técnica, na execução de uma tarefa no campo ou na elaboração de uma metodologia construtiva. Está ainda na descoberta da melhor forma de executar uma obra, entregá-la muitas vezes antes do prazo com o orçamento previsto e trazer resultados almejados para o cliente, gerando valor para a empresa, seus integrantes e para a sociedade”, acrescenta o líder da área, engenheiro mecânico e civil, mestre e doutor em engenharia civil pela Escola Politécnica da USP, de onde foi professor por quatro anos.
Exemplos do compromisso da OEC com a inovação não faltam. A obra do Trecho 5 do Canal do Sertão Alagoano, desenvolvida pela empresa em parceria com a TPF Engenharia, conquistou o Prêmio InovaInfra 2023. No ano anterior, a solução implementada no novo Sistema de Abastecimento de Montes Claros, em Minas Gerais, também foi reconhecida na categoria Saneamento/Empresas de Engenharia. Em 2021, a OEC recebeu pelo décimo ano consecutivo o Global Best Projects, prêmio concedido pela revista norte-americana ENR – Engineering News-Record, distinção considerada pelo mercado como o Oscar da engenharia mundial.
“A OEC sempre foi uma empresa inovadora desde a sua criação e sempre teve este reconhecimento no mercado. O nosso esforço hoje é manter a empresa conectada com as novas tendências e inserida no ecossistema de inovação e tecnológico. Esta é estratégia da empresa para a inovação, que hoje é mais do que nunca uma condição para nos mantermos competitivos no nosso mercado”, afirma Lepikson.
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!