No Brasil para o lançamento do Dolphin EV, automóvel elétrico mais recente da Build Your Dreams (BYD), e para um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Stella Li, vice-presidente global da BYD, deve anunciar fábrica na Bahia na próxima semana. No ano passado, a empresa revelou planos de investir R$ 10 bilhões no País até 2025. Desse total, R$ 3 bilhões serão aportados no complexo industrial baiano.

No protocolo de intenções assinado com o governo da Bahia, em outubro, a BYD, que já produz ônibus 100% elétricos no País, revelou intenção de fabricar automóveis, caminhões elétricos e ampliar a produção de chassis de ônibus, além do processamento de fosfato de ferro-lítio. Segundo o governo baiano, a BYD pretende instalar três fábricas na Bahia, com a perspectiva de produzir 30 mil veículos por ano, podendo chegar a 150 mil unidades.

Uma das negociações intermediadas pelo governo baiano foi com a Ford, para ocupar a antiga fábrica do grupo localizada em Camaçari, fechada em 2021.


De acordo com fontes locais, o martelo ainda não foi batido com a empresa norte-americana; nesse caso, o governo estadual tem outra área para oferecer a BYD. A expectativa é que a vice-presidente da companhia anuncie os detalhes da fábrica baiana na próxima terça-feira 4/7.

BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus elétricos, em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos.




Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus, dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio.

Fundada em 1996, a BYD superou no ano passado a incensada Tesla e se tornou a maior fabricante de veículos elétricos do mundo.


Além dos 100% elétricos, a empresa pretende fabricar híbridos plug-in para uso com etanol no Brasil. A empresa também é responsável por dois projetos de monotrilho no País – em Salvador, com o VLT, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro. Além disso, a BYD comercializa em território nacional empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis, todos totalmente elétricos.