Há 47 anos a Construtora Elevação vem se destacando em grandes obras de gasodutos, oleodutos e etanoldutos. Atualmente um dos maiores projetos da Elevação é a construção do Gasoduto Sudoeste para a Companhia de Gás da Bahia, Bahiagás.

A construção e montagem do Gasoduto Sudoeste – Trecho II atravessa os municípios de Jequié, Lafaiete Coutinho e Maracás no Sudoeste Baiano e consiste na execução de 77,5 kms de tubulação em Aço Carbono, com diâmetro de 10”, contemplando três Estações de Válvulas LOW intermediárias.

Em termos de mobilização dos profissionais, 80% deles são mão-de- -obra direta e 20% indireta. “Durante o pico da obra, o efetivo atingiu em torno de 300 colaboradores, com 70% da mão de obra proveniente do estado da Bahia.

No período da curva de crescimento do efetivo, tivemos a oportunidade de capacitar pessoas e promovê-las a funções estratégicas. Destaca-se também a presença feminina de extrema importância em nosso projeto, atuando em setores como QSMS, Administrativo, RH e outros mais.’’, afirma Elton de Lima Rosan, Gerente de Projetos da Elevação.

De acordo com o gestor, grandes obras de dutos têm como característica a linearidade, proporcionando condições para se trabalhar como linha de produção. Nesse sentido, cada etapa da obra precisa cumprir suas metas, para não impactar a atividade subsequente. ‘’É fundamental que o planejamento e controle acompanhem diariamente a produtividade das equipes, para garantir o andamento da obra como um todo.

 O desempenho das equipes é apurado diariamente, para que o Planejamento junto à Produção coordenem as atividades para garantir o andamento em sincronia de cada etapa construtiva’’, destaca Elton.

 O Projeto teve início em abril de 2022, com a fase de Análise de Consistência do Projeto Básico e Mobilização de Canteiros. Já a fase de Construção e Montagem começou em agosto de 2022, com previsão de término para agosto de 2023.

O cronograma de obra é fast track e está dividido em Construção e Montagem, Fase de Testes e Recomposição. ‘’Atualmente estamos executando os Testes Hidrostáticos, em andamento com a Construção e Montagem das Estações de Válvulas e a Recomposição da Faixa de Servidão’’, finaliza Elton de Lima Rosan.