Utilizada principalmente em obras pesadas da construção civil, em solos desnivelados e tarefas que exigem bastante força e resistência, a escavadeira é um equipamento robusto e resistente. No caso de escavações profundas, são indicadas as hidráulicas, que têm força suficiente para realizar esse tipo de serviço em pouco tempo, como foi o caso de uma obra em Bogotá, na Colômbia. A empresa Transportes Farias S.A.S, adquiriu há poucos meses uma escavadeira hidráulica Link-Belt modelo 210X3E usada em um projeto na região central da capital colombiana, onde foram extraídos 32.500 m3 de terra.

Segundo o gerente geral da Farias S.A.S, Fernando Farias Cárdenas, o serviço ganhou mais rapidez e, além disso, a máquina Link-Belt carrega o dobro de material em comparação a outras máquinas já utilizadas. “A rapidez e a eficiência foram melhores”, afirmou Fernando. Atualmente, a escavadeira modelo 210X3E está sendo usada pela Transportes Farias na demolição de 8 casas de três andares e um prédio de quatro andares que darão lugar a novas casas e escritórios. Será uma área de comércio misto em Bogotá.

Ainda de acordo com Fernando Farias Cárdenas, o equipamento tem surpreendido pela economia de combustível, durabilidade dos componentes e tecnologia entre outros fatores positivos. “O custo-benefício é importante, pois a máquina economiza tempo, o que é um incentivo, assim como combustível. São máquinas muito boas”, afirma. O modelo 210X3E possui sistema hidráulico controlado eletronicamente, que resulta no aumento da velocidade de trabalho em 4%, e economia de combustível de pelo menos 14% em relação aos equipamentos da série X2.

 A escavadeira possui três modos de trabalho que permitem escolher a melhor combinação de potência, precisão e economia de combustível: trabalhos de alta produção em curto prazo (modo SP); melhor relação entre economia de energia e combustível com alta produção (modo H); e total economia e precisão (modo A).