O Consórcio JDS/FALCÃO BAUER, liderado pela empresa JDS Engenharia e Consultoria , por meio de contrato junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT/RO, executou os Serviços Técnicos de Supervisão e Acompanhamento das Obras de Construção da Ponte sobre o Rio Madeira e seus Acessos no Município de Porto Velho, Distrito de Abunã, na Rodovia BR-364/RO, cuja conclusão ocorreu em maio de 2021.

Considerada uma das maiores e mais importantes obras de infraestrutura da Região Norte, a Ponte sobre o Rio Madeira em Abunã está localizada entre as capitais Porto Velho/RO e Rio Branco/AC e interliga todas as regiões do Brasil ao Pacífico Sul, facilitando o escoamento de bens para exportação a países andinos e asiáticos e vice-versa. Com sua construção, a tarefa de atravessar o rio Madeira que antes levava cerca de 60 minutos por balsa, agora não dura mais que dois minutos.

Seus 25.000,00 m³ de concreto e 5.047,00 ton de aço distribuem-se em 1.085,58 m sobre as águas e 445,10 m em terra firme, totalizando 1.530,68 m de extensão e 22.021,80 m² de plataforma, com vãos de até 175,00 m, sendo um deles com gabarito de navegação de 128,00 x 19,50 m de altura, possibilitando acesso às embarcações e sendo executadacom dois sistemas executivos: trecho convencional (com vigas) e o trecho navegável (em balanços sucessivos). “O maior desafio para a construção da ponte, por parte do Consórcio Arteleste/Enescil, foi lidar com a forte correnteza do rio no período de chuvas, cujo nível sobe e inunda extensas áreas da planície florestal, trazendo troncos e restos de madeira da floresta Amazônica.”, afirma o Eng. Civil Fernando Arantes, Residente da Supervisora.

 Os 14,45 m de largura da OAE são distribuídos em duas faixas de rolamento com 3,50 m de pista e 2,50 m de acostamento cada, passarela com 1,50 m de largura e barreiras de segurança, oferecendo conforto e segurança aos usuários. Sua superestrutura é constituída de 152 vigas longarinas protendidas e 3 balanços sucessivos em aduelas protendidas.

Dentre os principais pontos críticos de sua construção destaca-se a profundidade do Rio Madeira com mais de 50,00 m de profundidade, com variação de lâmina d’água de 15,00 m, e a execução da infraestrutura do trecho navegável onde foram empregados diversos métodos de escavação em solo e em rocha, como a utilização de lama betonítica, aplicação de Jet Grout e execução de furo secante.Dentre os principais pontos críticos de sua construção destaca-se a profundidade do Rio Madeira com mais de 50,00 m de profundidade, com variação de lâmina d’água de 15,00 m, e a execução da infraestrutura do trecho navegável onde foram empregados diversos métodos de escavação em solo e em rocha, como a utilização de lama betonítica, aplicação de Jet Grout e execução de furo secante.

Projetos e gerenciamento em pontes, BRT e portos

Fundada em 1992, a JDS Engenharia e Consultoria LTDA. é uma organização que representa o pensamento moderno em termos de empresa de consultoria nas áreas que englobam Projetos, Supervisão e Gerenciamento de Obras, particularmente, de Infraestrutura de Engenharia.

 A JDS realizou serviços que se destacam no cenário nacional e internacional, tais como: projeto da Ponte Internacional sobre o Rio Mamoré na fronteira Brasil – Bolívia; projeto para o Corredor BRT (Bus Rapid Transit), Transcarioca, na cidade do Rio de Janeiro; projeto viário no âmbito do Programa de Revitalização da Área Portuária do Rio de Janeiro, denominado Porto Maravilha; além de projetos mais recentes como para a implantação de terminais dos BRTs de Mato Alto e Santa Cruz (Transoeste), e o Anel Viário de Campo Grande. A empresa elaborou, ainda, mais de 600,00 km de projetos para o Programa CREMA do DNIT.

 Na área de Gerenciamento e Supervisão de Obras celebrou dezenas de contratos em todo o Brasil, tais como os contratos de Supervisão e Acompanhamento das Obras de Construção da Ponte sobre o Rio Madeira no Município de Porto Velho/RO; os contratos de Supervisão e Apoio à Fiscalização na Execução das Ações de Manutenção e Restauração Rodoviária, junto à SR/DNIT-RJ e junto à SR/DNIT-AL; bem como o de Apoio Técnico às Unidades Locais da SR/DNIT-PR (lotes 2 e 3), além de muitos outros serviços já concluídos e cerca de trinta contratos que se encontram atualmente em execução em diferentes estados do país, celebrados com diversos órgãos da administração pública das esferas municipal, estadual e federal e com o setor privado, junto a clientes como DNIT, FUNDERJ, PCRJ, DER/MG, DER/PE, DERACRE, SEINFRA/BA, GOINFRA, SUPEL/RO, CONCER, AUTOPISTAFLUMINENSE, ECOVIAS, entre outros.

 João Darous | Diretor Presidente da JDS Engenharia e Consultoria