Em março de 2023, o Governo de Minas Gerais, por meio da SEINFRA, firmou um contrato de 30 anos com o Grupo Comporte para a operação da concessão do Metrô de Belo Horizonte, que atende as cidades de Belo Horizonte e Contagem. Assim, foi criada a Concessionária METROBH.

O Metrô de BH, com uma média de 100 mil passageiros/dia em dias úteis, possui 28,15 km de extensão e 19 estações na atual Linha 1. Está prevista a ampliação da Linha 1 em 2,45 km e a construção da nova Linha 2, que terá 10,5 km e 7 estações.

Em maio de 2023, a METROBH firmou um contrato de prestação de serviços com a SYSTRA para o desenvolvimento das atividades como Organismo de Avaliação de Conformidade (OAC) pelo prazo de cinco anos.

Entre suas atribuições como Auditor Técnico Independente, o OAC tem a responsabilidade de: i) Verificar a adequação e completude das intervenções e obras de engenharia realizadas pela METROBH para a implementação dos investimentos obrigatórios. Outras responsabilidades do OAC como Verificador Independente/Apoio Técnico incluem: ii) Verificar parâmetros de desempenho; iii) Auditar a bilhetagem eletrônica; iv) Auditar dados de variações de demanda; v) Auditar informações sobre déficits e superávits tarifários e receitas extraordinárias; e vi) Atestar as estatísticas de passageiros transportados, entre outras funções.

A SYSTRA, como OAC, oferece diversas vantagens competitivas: i) Expertise em projetos de engenharia, com vasta experiência na elaboração de projetos funcionais, básicos, executivos e aplicação de normas; ii) Uso de ferramentas gerenciais modernas e banco de dados em nuvem; iii) Rigor no cumprimento de cronogramas; e iv) Relacionamento amigável e eficaz com clientes e stakeholders.

O investimento previsto pela METROBH é de R$ 3,9 bilhões (valores de julho/22), com várias obras e processos já em andamento.