Com o pre-stripping (abertura) da mina de Serra do Salitre/MG em 2017, iniciou-se um grande desafio para a Fagundes com a EuroChem, empresa responsável pelo empreendimento. Iniciar uma operação do zero, com a possibilidade de a cada detalhe compartilhar os padrões e aplicá-los, fez com que as tomadas de decisão na operação resultassem em uma mina bem operada, produtiva e sustentável, com padrões geotécnicos de bermas e taludes sempre bem apresentáveis.
Com a segunda linha da usina em operação e start-up da planta química, a Fagundes organizou-se para atender a demanda anual de movimentação da EuroChem. Foram investimentos expressivos em mão de obra, frota e novas tecnologias.
A segurança como valor nas operações faz com que a vigília e o levantamento de ações em tempo real se tornem necessários. Assim, com a sala de controle operacional atuante 24 horas por dia, foi possível atingir 2.506 dias sem acidentes com perda de tempo (dados atualizados até 11/08/2024). Segundo a Fagundes, os processos na unidade são auditados com frequência.
A renovação constante da frota assegura equipamentos de ponta e atua conforme dimensionamento. De acordo com a empresa, isso tem feito grande diferença na performance e qualidade ao atendimento do plano de lavra.
Ressaltando, a Fagundes opera hoje uma mina que exige ao máximo expertise e cuidado com os detalhes. O planejamento da lavra está a cargo da EuroChem e visa a recuperação do material, tornando o processo viável e sustentável.
Outro desafio é a mão de obra da região, que precisa ser desenvolvida para a mineração. Com a experiência em treinamentos e formação de profissionais para execução de novas funções, a Fagundes tem realizado um trabalho muito importante com a comunidade, focando na capacitação e profissionalização dos trabalhadores na região.
“Desde o início das operações da Mina em 2017, mantemos uma parceria de sucesso com a empresa Fagundes na unidade da EuroChem em Serra do Salitre. Esta parceria abrange a movimentação de minério, estéril e a infraestrutura da mina”, afirma Vagner de Freitas Costa, gerente de Mineração da EuroChem.
Adelino Neto, gerente de Operações na unidade de Serra do Salitre, também enalteceu a cooperação entre a empresa e a mineradora. “A parceria é um case de sucesso e muito nos orgulha estarmos ao lado da EuroChem neste projeto tão relevante”.
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!