Em um contexto onde a tecnologia e as expectativas dos clientes estão em constante evolução, os desafios atuais de um Project Manager, ou, PM são multifacetados. Pode-se dividir estes desafios em 4 grandes grupos: Objetivos dos Donos de Obra; Digitalização; Novas Tecnologias e Recursos Humanos. Os Objetivos dos Donos de Obra seria a satisfação dos clientes, o que é prioridade para a Afaplan, e a segurança de todos.

Falando de prazos e orçamentos, o PM deve garantir as produtividades diárias e as metas definidas, com uma visão do que se procura atingir no futuro. Na qualidade é importante amarrar cada etapa do projeto com um ponto de parada para verificar se todos os requisitos foram cumpridos.

Na digitalização é necessário contar com uma plataforma de gestão de projetos que permita a centralização da informação de todos os stakeholders on-line, que associada a uma aplicação de gestão de outputs (tipo BI) possamos ajudar o cliente a identificar os problemas antes que sejam críticos e assim possa tomar as decisões mais acertadas em tempo.

Sobre Novas Tecnologias: Escolha de ferramentas adequadas ao tipo de obra, que acompanhem de perto o que se passa nas obras (tours virtuais, p. ex.), e que possibilitem transmitir informação aos stakeholders, acompanhar o avanço do projeto, e fazer treinamentos das equipes.

Recursos Humanos: Procurar estar cada vez mais presente nas obras, para identificar dificuldades técnicas e capacitar as pessoas para que se superem e no final sejam efetivamente valorizadas pelo que fizeram acontecer para o sucesso do projeto.

A capacidade de adaptação, de fazer acontecer, assim como a busca continua por melhorias são essenciais para enfrentar os desafios do PM. Como exemplo de projetos onde a Afaplan vem aplicando as suas melhores práticas para contornar estes desafios, pode-se citar os projetos com a CTG Brasil (China Three Gorges Corporation), a saber: um parque solar com 412MWp em Arinos, Minas Gerais, e um parque eólico com 648MWp de potência instalada no Seridó Paraibano.