A Bonin Engenharia atua por meio do Consórcio LBJ, o qual exerce a função de apoio à supervisão técnica e socioambiental de projetos e obras do programa Sorocaba Total, no município de mesmo nome, com recursos
obtidos por meio de financiamento internacional junto à Confederação Andina de Fomento – CAF.
O programa consiste em um conjunto de obras de infraestrutura, estratégicas para melhoria viária, impactando em mais qualidade de vida para os Sorocabanos. Tais empreendimentos são geridos pela Secretaria de Administração
do Município de Sorocaba através do Centro de Aceleração, Desenvolvimento e Inovação – CADI o qual inclui em sua organização a Unidade de Execução de Programa – UEP dedicada para a fiscalização efetiva da execução dos projetos e obras financiadas com recursos oriundos da CAF. A Bonin Engenharia se insere ne contexto reportando-se diretamente à UEP da CAF.
Contratada após vencer um concorrido processo licitatório do tipo técnica e preço onde participaram outras renomadas empresas do setor, a proposta apresentada pelo Consórcio LBJ obteve a melhor pontuação, o que demostra um pleno entendimento a respeito dos problemas a serem enfrentados ao longo da execução dos trabalhos. A nota conquistada pelo CLBJ também evidencia que plano de trabalho apresentado foi muito bem elaborado e atendeu às expectativas do cliente quando ao atendimento de um escopo extremamente complexo e abrangente.
Falando sobre o escopo do projeto, trata-se de várias áreas e níveis de atuação, sendo eles: planejamento e controle; acompanhamento dos contratos; apoio à fiscalização das obras e projetos; apoio à fiscalização da execução das obras; apoio à fiscalização de qualidade dos serviços executados; apoio à fiscalização das construtoras na implantação dos aspectos ambientais; apoio à fiscalização das construtoras na implantação do plano de ação de comunicação social; recebimento dos serviços.
Para execução do planto de trabalho proposto, foi mobilizada uma equipe multidisciplinar composta por profissionais com experiencia comprovada em supervisão e gerenciamento de obras de infraestrutura urbana
com recursos de financiamento internacional. Tal equipe é composta por 7 engenheiros civis, sendo 4 de nível sênior (coordenador, planejamento, projetos e obras), 2 de nível pleno (obras) e 1 nível junior (obras), 1 engenheira
ambiental sênior, 1 sociólogo senior, 2 técnicos de obra nível pleno, 5 auxiliares de campo e topógrafo sênior.
A infraestrutura de apoio para equipe na execução dos trabalhos consiste em escritório físico em Sorocaba, 6 veículos, computadores e softwares e instrumental de topografia de última geração.
Quanto às obras que compõem o Programa Mobilidade Total, atualmente encontram-se em execução os seguintes empreendimentos:
– Avenida 3 de março: importante via que liga a região do Alto da Boa Vista ao bairro Aparecidinha. As obras consistem em trechos de recuperação e duplicação de vias existentes, pavimentação de vias de terra e rede de drenagem pluvial, implantação de passeios e ciclovia, modernização de iluminação existente e implantação de iluminação complementar totalizando 6 km de extensão. Ao longo do trecho existem pontos de travessia de corpos d’água os quais estão sendo refeitos com o uso de aduelas pré-moldadas de concreto.Também consta da relação de serviços a execução de uma nova rede de esgoto, com diâmetro de 400 mm e 2640 m de extensão.
– Viaduto Av. Fernando Stecca: OAE que possibilitará a ligação da Av. Fernando Stecca com o trecho urbano da SP-79 em direção à região do Alto da Boa Vista. Além do viaduto com 25 m de extensão a obra também consiste da pavimentação dos trechos de entrada e saída do viaduto e também aterro com contenção do tipo terra armada.
– Minicidade: construção que se assemelha à uma quadra coberta com piso de concreto onde o diferencial será a pintura do piso de concreto que simula uma mini cidade e será usado para educação de transito para crianças.
– Duplicação Rua Pereira da Fonseca: essa via faz a ligação entre a rodovia SP-75 – Castelinho com o bairro do Eden. A obra consiste na duplicação do trecho até então de pista simples, recapeamento da pista existente, obras de drenagem, contenções, implantação de calçadas e ciclovia, revitalização da iluminação e paisagismo.
– Interligação da Rua Romeu do Nascimento com Av. Mário Campolim: consiste numa nova via que serve de alternativa para o trânsito local descongestionando avenidas que atualmente recebem grande quantidade de veículos.
E em breve serão iniciadas as seguintes obras, as quais já foram licitadas e encontram-se em fase final para emissão da ordem de início: marginal Itanguá fase II; marginal direita do Rio Sorocaba; nova terminal rodoviário e encontram-se concluídas as seguintes intervenções: requalificação de vias do Parque São Bento; marginal Itanguá fase I.
Em algumas das obras, foi utilizada a metodologia denominada RAP (Reclaimed Asphal Pavement) que reaproveita o asfalto extraído do pavimento por meio de frisagem. Essa técnica, ainda inédita nas obras do programa, requereu uma atualização da equipe de supervisão a qual agora está atuar junto à execução de serviços com essas características.
Respeito ao meio ambiente é um valor fundamental do projeto, onde a equipe conduz seus trabalhos com práticas que visam minimizar os impactos. Um exemplo disso é a iniciativa Pegada Zero, onde a Bonin quantificou e compensou as emissões de carbono do projeto com o plantio de 106 mudas de espécies nativas, formalizando seu compromisso real com a preservação ecológica.
Este trabalho, desenvolvido por uma equipe técnia multidisciplinar, reafirma nosso compromisso em entregar projeto que não só moldam o futuro, mas fazem isso com transparência, inovação e respeito ao meio ambiente. Sorocaba está em movimento e a Bonin tem orgulho de impulsionar esta transformação.
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!