Uma iniciativa que visa revitalizar a malha viária da capital carioca. Assim é o Programa Asfalto Liso, promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro e gerenciado pela Dynatest. Abrangendo todas as regiões da cidade, o projeto envolve a recuperação de mais de 420 quilômetros de vias, incluindo corredores de tráfego como o Aterro do Flamengo, a Linha Vermelha, a Autoestrada Lagoa-Barra e a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, cobrindo cerca de 5 milhões de metros quadrados de pavimento.
Com mais de 35 anos de experiência, a Dyna tem desempenhado um papel essencial na gestão de projetos urbanos, combinando métodos com inovações tecnológicas. O investimento total do Programa Asfalto Liso inclui recursos destinados à execução das obras, além do contrato de gerenciamento realizado pela Dynatest, que somam mais de R$560 milhões, com cinco contratos firmados com três construtoras para cobrir toda a cidade.
Sob a responsabilidade da Dynatest, além do gerenciamento do Programa, a empresa realiza levantamentos cadastrais de drenagem com georreferenciamento, varredura a laser dos defeitos do pavimento com o equipamento Pavement Scanner, levantamento deflectométrico com o FWD – Falling Weight Deflectometer, contagem de tráfego, além de outros ensaios sob demanda, como poços de inspeção, Viga Benkelman, sondagens e aderência da via. A revitalização das vias segue um projeto georreferenciado, com supervisão dos serviços de fresagem, aplicação de massa asfáltica, reparos profundos, nivelamento de grelhas e tampões, pintura de sinalização horizontal e inspeções nas usinas de asfalto.
A integração dessas tecnologias permite uma análise detalhada das vias. A otimização das espessuras de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) e das áreas onde são necessários reparos profundos, a adoção de asfaltos modificados em vias de maior tráfego e a implementação do microrrevestimento para resolver problemas de segurança viária permitiram uma redução nos custos, ao mesmo tempo em que elevaram a qualidade e durabilidade das vias. Além disso, o projeto de nivelamento de tampões e grelhas desenvolvido pela Dyna foi adotado como padrão por toda a Prefeitura e concessionárias da cidade.
Outro diferencial é a gestão do Programa pela Dyna, que utiliza uma plataforma digital onde as informações são atualizadas diariamente a partir dos dados coletados em campo e validados por uma equipe especializada. Esse sistema permite um modelo de gestão, que monitora o progresso das obras. A plataforma também oferece um controle financeiro detalhado e outras questões. Além disso, funciona como um banco de dados, armazenando fotos e outros documentos acessíveis para consulta.
Essa etapa do Programa encontra-se em estágio avançado, com conclusão prevista para o final de 2024. Contudo, o planejamento prevê sua continuidade como uma política pública permanente no município destinada à manutenção das vias urbanas.
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!