Uma obra premiada, que envolveu diferentes soluções inovadoras e entregas antecipadas, foi o grande destaque da Carioca Engenharia no primeiro semestre de 2024. A empresa, que tem quase 80 anos de tradição no planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura, acaba de finalizar a obra do Porto do Rio de Janeiro. O projeto aumentou em quase 6 mil m² a área do cais, colaborando para a expansão da capacidade operacional no fluxo de navios e a movimentação e estocagem de containers para importação e exportação de materiais e produtos na cidade.
O Rio de Janeiro tem uma importância portuária histórica, sendo de extrema relevância para a economia do País. Segundo a PortosRio, empresa que administra os portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, a movimentação de cargas totalizou 16,1 milhões de toneladas, somente no primeiro trimestre de 2024. Esse volume representa aumento de 3,1 milhões de toneladas, ou 24,4%, em comparação com o mesmo período de 2023. Com a entrega, esse resultado deve ser ainda melhor nos próximos anos.
A obra da Carioca Engenharia para o cliente ICTSI Rio – subsidiária da International Container Terminal Services Inc., uma das maiores empresas portuárias do mundo – corrobora com seu extenso portfólio. “Um dos principais desafios que tivemos de imediato foi identificar um canteiro de obras com acesso de embarque ao mar na Baía da Guanabara que permitisse produzir todas as estacas e pré-moldados previstos no projeto original. A partir daí, desenvolvemos uma alternativa praticamente sem pré-moldados com a utilização de uma forma em mesa-móvel para concreto in loco, mitigando sensivelmente a necessidade de área para canteiro. Essa solução também nos permitiu economizar significativamente no embarque de peças, transporte marítimo com flutuantes e rebocadores e balsa-guindaste para aplicação de pré-moldados”, explica o diretor de Engenharia da Carioca, Gustavo Maschietto.
Em 2024 a Carioca Engenharia foi premiada, inclusive, com o case “Inovação na Concretagem de Laje em Obra Portuária”, na 5ª edição do Prêmio Inova Infra, justamente com essa solução. Além da criação e implementação dessa metodologia inovadora, a obra também envolveu o uso do Ramlift – bate-estacas flutuante exclusivo da Carioca Engenharia – de cerca de 45 m de comprimento, 17 m de largura e mais de 50 m de altura da torre, que conta com energia de cravação de mais de 20 toneladas-metro e martelos hidráulicos ou pneumáticos a vapor ou ar comprimido.
O equipamento diminui o tempo gasto para a fundação de estacas, que pode ser feita em poucas horas, contando com um sistema de geoposicionamento por satélites (GNSS) de última geração. Um equipamento convencional demanda um dia ou mais para concluir uma estaca metálica, com o agravante de que a soldagem dos segmentos seria executada no mar, sem a qualidade proporcionada pela soldagem realizada no canteiro de obras. Todas essas inovações contribuíram para que diversas fases da obra fossem finalizadas e entregues ao cliente antes do prazo, incluindo o processo de perfuração das 160 estacas e a pavimentação.
Expertise portuária como diferencial de mercado
“Uma das nossas maiores expertises está justamente nesse setor. Boa parte dos portos do Brasil contou com uma obra assinada pela Carioca e, por isso, finalizamos de forma célere e eficiente, aumentando a capacidade do porto e permitindo que novos negócios sejam firmados”, destaca Daniel Rizzotti, diretor-geral da Carioca. Ao todo, mais de 50 obras portuárias possuem a assinatura da Carioca, totalizando 300 km de estacas no Brasil e 150 mil m2 de cais construídos.
No setor portuário e de terminais marítimos, são projetos assinados pela Carioca o Terminal ThyssenKrupp CSA (RJ), Cais Comercial Codesa (ES), GNL Baía de Guanabara (RJ) e de Salvador (BA), Porto de Alumar (MA), Terminal Petroleiro da Baía de Ilha Grande (RJ), Estaleiro Inhaúma (RJ), Molhes do Rio Grande (RS), Superporto do Açu (RJ) e Estaleiro Jurong Aracruz (ES). Também são projetos da Carioca a urbanização de Rio das Ostras (RJ), Calha do Tietê (SP), Rios da Baixada (RJ), SEHAB Paraisópolis (SP), Consórcio Mananciais (SP), entre outros. Dentre os emblemáticos, também tiveram participação da Carioca: Museu do Amanhã (RJ), Riocentro (RJ), Cidades das Artes (RJ) e Marquês de Sapucaí (RJ).
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!