Aerofotogrametria é uma técnica de levantamento e mapeamento de terrenos que utiliza fotografias aéreas. Por meio de câmeras instaladas em drones, são capturadas imagens do solo que, quando processadas, permitem a criação de mapas topográficos, Modelo Digital do Terreno (MDT), nuvem de pontos, ortofotos e curvas de nível.

O trabalho, desenvolvido pela Projeta Consultoria e Serviços, objetivou o levantamento e mapeamento (coordenadas geográficas e cotas de elevação), por meio de aerofotogrametria em um terreno de 120 ha para projeto de filtro prensa. Segundo a empresa, a execução teve tempo recorde de duas horas, superando as expectativas do cliente e apresentando altíssimo nível de detalhamento do solo (MDT).

Devido à alta precisão e detalhamento, as medidas e representações do terreno obtidas por meio da aerofotogrametria são extremamente próximas das dimensões e características reais do terreno. Essa técnica permite capturar e representar detalhes muito pequenos e específicos, como variações sutis no relevo, características arquitetônicas de edifícios e outros elementos do ambiente. Esses detalhes são essenciais para análises aprofundadas e para a realização de projetos complexos.

O uso do drone Matrice 350 e do sensor Light Detection and Ranging (LiDAR) foi fundamental para a execução do levantamento topográfico nas duas áreas do projeto. Devido à densidade da vegetação do local, o LiDAR se mostrou a tecnologia mais adequada para cobrir a extensão do terreno no prazo estipulado, reduzindo significativamente a utilização de equipe de campo para abertura de picada e, consequentemente, a exposição dos trabalhadores a zonas de risco (matas fechadas).

“O processamento de todos os dados foi realizado com sucesso, utilizando softwares de última geração e pessoal devidamente treinado (certificado pelo fabricante do equipamento e ANAC), bem como garantindo a correta interpretação dos dados apresentados como resultado do trabalho”, afirma a empresa, em nota. “A Projeta reafirma seu compromisso com aplicação das metodologias mais modernas em prol da engenharia, realizando investimentos maciços em maquinários, equipamentos e pessoal, tornando-se referência na região norte e nordeste do setor”, conclui.