A InfraBrasil Obras Pesadas atua em todo território nacional e, desde 2019, presta serviços para uma mineradora no Pará. Trata-se de um contrato de longo prazo de maior duração já firmado pela empresa e que envolve grande movimentação de minério e estéril – cerca de 4 milhões de toneladas por ano até 2027.

Para realizar os serviços, a InfraBrasil dispõe de uma frota de 50 equipamentos no local, entre caminhões basculantes 6×4 e 8×4, de 30, 40 e 70 toneladas, e escavadeiras de 20, 36, 50 e 106 toneladas. Todas essas máquinas são equipadas com telemetria, monitoramento em tempo real, sensores de fadiga e tablets com sistema de controle de produção, entre outras tecnologias, que garantem a segurança do time e maior eficiência operacional.

Além disso, na frente de serviço, a empresa conta com uma equipe de 200 colaboradores altamente capacitados, periodicamente treinados e que são responsáveis por entregas sempre dentro ou antes dos prazos estabelecidos, gerando segurança e previsibilidade, o que também é um diferencial no mercado.

Esse serviço é uma verdadeira linha de produção, com atividades contínuas que envolvem: remoção do estéril, exposição do minério, retirada do minério, encaminhamento dele para o britador e do britador para a planta, com posterior movimentação interna na planta.

No momento, está em curso a possibilidade de antecipação, ainda para 2024, da movimentação de estéril que seria realizada em 2025. Isso seria possível com o emprego de uma frota de maior capacidade, que contemple apenas caminhões de 70 toneladas e escavadeiras de 106 toneladas, realizando o serviço em menor tempo.

Essa mudança de configuração também acarretaria uma economia de combustível que equivaleria a cerca de 10% do valor do contrato, auxiliando o cliente, além de alcançar as suas metas de descarbonização até 2030.

Outro ponto que merece atenção é que a InfraBrasil está inclinada a investir em uma frota de caminhões elétricos, que poderia, eventualmente, também ser empregada nesse projeto do Pará.