Com mais de 60 anos de história, o Grupo Duro na Queda passou por grandes transformações na última década. Inicialmente voltada para o segmento de mineração, a empresa diversificou seus negócios e, em 2017, fundou a Duro na Queda Construções. Desde então, atendendo toda a cadeia produtiva, alcançou destaque no mercado de infraestrutura da região sudeste.

Alavancada pelo crescimento das cidades do sul de Minas Gerais, o Grupo Duro na Queda participou de obras importantes em várias cidades no estado, principalmente em Pouso Alegre, município em expansão que recebe anualmente grandes investimentos no seu parque industrial. Lá, a cidade investiu nas melhorias e ampliação de vias urbanas como a construção da Via Faisqueira, Avenida João Inácio Raimundo e Via Noroeste, formando uma espécie de anel viário e melhorando a mobilidade de 50 mil habitantes e o escoamento de caminhões de cargas pesadas para toda a região.

Já na cidade de Extrema, onde abriga cerca de 25% de toda a movimentação de e-commerce nacional com seu parque de galpões logísticos, o Grupo Duro na Queda contribuiu com essa expansão. A empresa participou de grandes obras de terraplanagem, onde movimentou aproximadamente 2 milhões de metros cúbicos.

Na contramão da crise do mercado de infraestrutura, o Grupo conta também que alavancou seu faturamento via contratos públicos e privados. Agora, com obras nos segmentos de terraplenagem, drenagem e pavimentação – desde os serviços iniciais até as fases de acabamento como sinalização vertical e horizontal – a empresa atua com equipe e equipamentos próprios. Para o Grupo, esse é o diferencial que garante maior controle de todos os processos operacionais até a finalização dos contratos assumidos.

Ciente então dos desafios e mudanças do mercado, o Grupo diz agora que suas ações estratégicas miram em investimentos nas novas tecnologias e em governança corporativa. A empresa frisa que busca o desenvolvimento pessoal e profissional de sua equipe, e que, através dela, garante sustentabilidade nas obras, com capacidade de gerenciar todos os processos. Assim, o Grupo Duro na Queda enfatiza que segue o propósito de se consolidar entre as maiores empresas do país no setor de infraestrutura.