Desde 2019, as regulamentações brasileiras foram ajustadas para cumprir padrões internacionais de segurança de barragens, resultando na proibição do método de alteamento a montante e na necessidade de descomissionamento de várias barragens anteriormente classificadas como estáveis. Para evitar riscos à segurança dos trabalhadores durante essas operações, a legislação passou a exigir o uso de equipamentos não-tripulados, operados a distância a partir de centros de controle fora da zona de risco da barragem.

Estabelecida em agosto de 2022, a parceria entre Fidens, Scania e Hexagon visou desenvolver uma tecnologia mais eficiente para a operação não tripulada. Abordando os desafios de produtividade e custo neste mercado, a Fidens relembra seu pioneirismo no desenvolvimento do primeiro caminhão 8×4 para mineração no Brasil, que revolucionou o setor ao melhorar eficiência e produtividade. Essa mesma abordagem foi aplicada no desenvolvimento do caminhão 8×4 não tripulado.

Ao apresentar uma pressão sobre o solo praticamente equivalente à de um caminhão 6×4, devido ao eixo adicional e com um raio de giro similar, o caminhão 8×4 oferece capacidade de carga 50% superior ao modelo 6×4. A solução desenvolvida em conjunto com as empresas desde o nascimento tem uma comunicação mais direta e rápida com o sistema de direção do caminhão, uma das grandes dores das tecnologias disponíveis hoje no mercado.

Isso significa que, com o mesmo investimento em tecnologia e operador, o equipamento pode alcançar produtividade até 30% maior do que os caminhões 6×4 convencionais. Esse aumento de eficiência permite reduzir a quantidade de equipamentos sobre as barragens, aumentando a segurança das operações e resultando em uma redução de 25% nos custos de investimento inicial para projetos de equipamentos não tripulados.